quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Balcão de Justiça e Cidadania

Roberto Melo, presidente do Cecom, Edvar de Oliveira, pastor da IBG,
Patrícia Cerqueira, juiza e assessora de projetos especiais do TJ e Sílvia Zarif, presidente do TJ


"A presidente do TJ, desembargadora Sílvia Zarif, inaugurou hoje, na Igreja Batista da Graça, na Praça Lord Cochrane (Garibaldi), mais um Balcão de Justiça e Cidadania, que vai atender as comunidades do Alto da Bola, Alto das Pombas e Vasco da Gama, entre outras adjacentes, e conta com o trabalho voluntário de dez estagiários de Direito e quatro advogados, além do apoio de dois funcionários, sob a coordenação jurídica da magistrada Maria Helena Lordelo de Salles Ribeiro.



A desembargadora declarou que a inauguração deste novo Balcão, 23º a ser instalado na capital, é uma demonstração da importância que o Tribunal dispensa à cultura da conciliação e, por extensão, da pacificação social.



Ela aproveitou para destacar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Núcleos de Conciliação de Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana, bem como pelo Núcleo de Conciliação de Precatórios, mas explicou que é nos Balcões que se concentra a política de ação social promovida pela instituição.



"O balcão é um dos braços do Tribunal que se estende aos menos favorecidos", disse, ressaltando o trabalho em conjunto realizado entre o TJ e inúmeras entidades e instituições, por meio de convênios, a exemplo do firmado com o Centro Comunitário Batista Clériston Andrade (Cecom) para a implantação do Balcão da Garibaldi.



A cerimônia contou ainda com a apresentação de um grupo de hip-hop, do Coral da Justiça e do sexteto de violões da Pracatum (Escola Profissionalizante de Música) e dela participaram a procuradora da Justiça Regina Helena, representando a Procuradoria Geral de Justiça, o assessor especial da Presidência II, juiz Augusto de Lima Bispo, a assessora de Projetos Especiais do TJ, juíza Patrícia Cerqueira de Oliveira, o diretor da Emab, juiz Rosalvo Augusto, o superintendente do Ipraj, Pedro Vieira, o diretor administrativo do TJ, Maurício Dantas, e o presidente do Cecom, Roberto Melo, além de outras autoridades.



Projeto - Ao todo, a partir de agora, são 40 unidades em todo o Estado, 17 das quais no interior, e a previsão, de acordo com a juíza Patrícia Cerqueira, é que sejam entregues até o fim do ano novas unidades em Camaçari, Vera Cruz e Ilhéus. O último Balcão instalado foi o de São Gonçalo dos Campos (Recôncavo Baiano), neste sábado."

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Nada há encoberto...

Vejam só minhas amigas e meus amigos. O Sr. Everaldo Pereira dos Santos, pai de Eloá, a adolescente assassinada em Santo André, é um foragido da polícia alagoana. Além de sofrer a dor da perda da filha de maneira tão cruel, não pode participar do sepultamento para não ser preso pela polícia.
Mais uma vez se cumpre a palavra de Jesus: "nada há encoberto que não haja de revelar-se" (Mt. 10.26).
“O problema da mentira é que, quando você conta uma mentira uma vez, é obrigada a mentir a vida inteira para justificar aquela mentira.”

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Desânimo e alegria

O texto de Carta Capital provoca um certo desânimo, ao demonstrar as atividades do Presidente do STF como empresário.
Tal informação associada a rapidez com que concedeu habbeas corpus ao Sr. Dantas chega a seer assustadora.
Por outro lado, ela nos alegra pelo fato de estarmos num país cuja democracia permite que tomemos conhecimento dos meandros do poder. "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
Que em vez de paralisação, tal denúncia nos ajude a refletir e pensar sobre nosso papel de sal e luz nesta sociedade.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Vira-vira na corrida pela Prefeitura de Salvador ?

Pinheiro em debate no auditório da Igreja Batista da Graça

Pois é, minhas amigas e meus amigos

Pinheiro começou a corrida pela Prefeitura do Salvador em lugar, com apenas 3 ou 4 pontinhos

Foi subindo, passou pra

Terminou o primeiro turno em

Continuou subindo e na primeira pesquisa publicada hoje, pelo IBGE, já está empatado com 44%

Mais uma semana e passará a ser o primeiro, justamente no momento decisivo????


Dois jovens

Paixão
Separação
vingança
Cárcere privado

Tragédia
Hospital
Televisão
Fama
Prisão


segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Evangélicos se encontram com o "Pr. Lula"

Foi em São Paulo, no Hilton Hotel-Morumbi.
A imprensa declara que a razão foi a perda de votos deste segmento, por Marta, no primeiro turno, em face de sua posição em relação aos homossexuais.
Ninguém resiste a um convite presidencial.
Afirmam, entretanto, os presentes, que foram por terem sido convidados, mas negam qualquer comprometimento político.
Entretanto, pela carência histórica dos evangélicos, que sempre viajaram em vagões de 5ª classe na política brasileira, não me admiraria que parte significativa deles abrisse mão da convicção digamos bíblica, em relação ao PL 122.06, em troca dos afagos do Presidente da República. Digo parte porque dentre os presentes os que conheço são sérios.

Senhor, tem misericórdia de mim!!!
(Foto uol)
Escrevi um texto sobre um encontro de evangélicos com Lula, já publicado n'O jornal Batista e disponibilizado em meu blog (http://www.coisasdavidadoego.blogger.com.br/index.html). Agora me interessa o lado "pastoral" de Lula.

Sentou com evangélicos, tem que orar!!!
(Foto uol)

Veja os destaques da matéria publicada na UOL:

"Juntos [Marta e ele], vamos trabalhar por todos que acreditam que existe um ser superior", disse Lula. "Todo mundo é filho de Deus, mas Ele olha para os que mais precisam. Assim tem que ser o político. Não pode governar só para as avenidas Paulista e Faria Lima."

O presidente voltou a evocar "a presença divina" ao comentar a crise dos mercados financeiros. "Com a graça de Deus, até agora a crise não chegou no Brasil. Vamos enfrentar a bicha [a crise] como ela merece ser enfrentada", disse. E declarou ainda que "Deus deve estar morando por aqui" para explicar a descoberta de grandes reservas de petróleo na costa nacional."...

A candidata prometeu flexibilizar a restrição às propagandas no caso de instituições religiosas e disse que "falta diálogo com os evangélicos" no caso da restrição ao barulho. "Igreja não é açougue ou supermercado. É preciso uma identificação diferenciada para as instituições religiosas", declarou a candidata, que terminou seu discurso com um "louvado seja Deus", bem no modelito evangélico."

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Então você não gosta de política?


Então você não gosta de política?
Não gosta da violência da cidade, não é?

Não gosta, também, da precariedade do ensino fundamental que é responsabilidade do município, certo?

Não gosta também da qualidade ruim da saúde pública!!!

Deve detestar os engarrafamentos presentes nas grandes cidades, claro!
Imagino que não gosta também de ver esgoto a céu aberto e do lixo que se acumula em muitos bairros!

Tenho certeza que critica a falta de saneamento básico que gera doenças e aumenta a presença de pernilongos, mosquitos ou carapanã, como queira chamar.

Veja como são as coisas: tudo isso que tenho certeza de que você não gosta é justamente porque você não gosta de política.

Porque você não gosta de política, escolhe mal os prefeitos e vereadores e continua com este discurso, digamos, com carinho, analfabeto, pois são eles que mantém sua cidade com as deficiências acima mencionadas!!!

É a soma de eleitores com seu perfil que é, em grande parte, responsável por sermos o país que somos!

Candidato a presidente, discurso de pastor!!!

Depois de usada para designar aquele que cuida de ovelhas, no sentido literal, a palavra pastor era aplicada, na Bíblia, aos líderes de Israel, inclusive e principalmente políticos.
Quando o profeta declara: "E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência" (Jer. 3.15), não se referia, inicialmente, aos pastores das igrejas protestantes ou evangélicas dos nossos dias, mas àqueles que liderariam o povo de Israel. Somente depois a palavra foi aplicada aos líderes de igrejas locais.
Num país com maioria protestante, relacionar um candidato a pastor não soa pejorativamente.
É o caso registrado com Obama, ontem.
"Obama opened his remarks by recognizing the uncertainty of the "full-blown global financial crisis." He outlined how the bailout affected regular people, repeating an answer he'd given from the debate the night before. Obama explained the relationship between credit and payrolls, inventories and a company's ability to buy new equipment.

He sounded like a professor. That used to be a knock against Obama, but it doesn't seem like such a bad thing these days. Presidents must persuade, and to persuade they must explain.

After playing professor, Obama pivoted to pastor. The sermon was American exceptionalism. "I am here today to tell you that there are better days ahead," he said. "This is the United States of America. This is a nation that has faced down war and Depression; great challenges and great threats. … Here in America, our destiny is not written for us, but by us. That's who we are, and that's the country we need to be right now."
http://www.slate.com/id/2201855/

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Perdoa-nos as nossas dívidas

Nunca os americanos oraram tanto o Pai Nosso como atualmente.

Nunca a necessidade de perdão (das dívidas) foi tão reconhecida!!!

Um verdadeiro avivamento espiritual está se desencadeando.

Está imagem, publicada no inglês Financial Times, ilustra:

Forgive us our debts

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Dois batistas disputam a Prefeitura do Salvador

Quem diria! O impensável há algumas décadas está acontecendo. Dois batistas estão disputando o segundo turno pela Prefeitura da cidade do Salvador.

Pinheiro, do PT, é da Igreja Batista da Pituba, ligada à Convenção Batista Brasileira, portanto tradicional; João, do PMDB, é vinculado à I.B. Caminho das Árvores, igreja de linha pós-pentecostal, não filiada à CBB.

Espero que o nível da campanha seja compatível com a fé que professam. Mais do que isso, que a administração seja pautada por valores do Reino de Deus. É o mínimo que se pode esperar de quem professa fé em Jesus Cristo.

Não sou contra o João, mas meu apoio? Adivinha!!! rs

A Economia Mundial


"E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." (Mt. 7.27)

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Dirigido por propósitos ou pelas Escrituras?

O livro "Uma vida com propósito" de Rick Warren é um trabalho que tem seus méritos. Se não tivesse, 30 milhões de pessoas não o teriam lido. São 40 capítulos, cujo objetivo é levar os leitores a encontrarem um sentido para suas existências.
Os mais ou menos primeiros 15 capítulos são baseados em alguns pressupostos discutíveis. Eu mesmo não concordo com diversos deles. Os mais ou menos últimos 25 são leitura obrigatória pra quem tem interesse em conhecer como um morador da Califórnia - Estado mais rico do mais rico país do planeta - aplica os pilares da missão da Igreja, divulgados a partir da Conferência Evangélica de Lausanne, em 1974.
Ao trazê-lo aqui, meu objetivo não é fazer propaganda. Nem é preciso....

...Trouxe o assunto porque vi a capa deste livro (Purpose driven or scripture driven) e posso dizer que NÃO LI, NÃO GOSTEI! Pelo título, ilustração e comentário de rodapé (sem contar a editora) percebe-se que a idéia é colocar o livro de Warren em posição antagônica à das Escrituras.

Quem conhece o Novo Testamento sabe que os "propósitos" de Warren, são fruto de um consenso evangélico, quando se definiu que uma igreja saudável se fundamenta em cinco pilares: adoração, comunhão, ensino, proclamação e serviço.
O que Warren fez foi perseguir tais princípios, tornando-os realidade na igreja que ele pastoreia.
Podemos discordar das aplicações feitas, mas o questionamento da capa do livro acima demonstra que o autor ou não conhece eclesiologia bíblica, ou "não leu, não gostou" o trabalho realizado e escrito por Rick Warren!!!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Cada ponto de vista é a vista de um ponto"

Pois é, minhas amigas e meus amigos, toda história tem pelo menos duas versões!




Dia de desespero nas Bolsas do mundo

Desespero na China













Desespero nos Estados Unidos

Desespero na Espanha


E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? (Mt 6.27)