quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine Jr. sobre as eleições 2010




Tenho um grande, mas muito grande mesmo, respeito pelo Pr. Paschoal Piragine, da PIB de Curitiba, mas, sem entrar na avaliação do conteúdo de sua tese e suas intenções (óbvio!), sua postura me fez lembrar de Edir Macedo quando demonizou Lula e o PT, em uma das eleições passadas.

Na Bahia, votarei em Walter Pinheiro - 130 - para Senador e Isaac Cunha - 13300 -, para Estadual, ambos do PT e membros de igrejas batistas, sem medo de ser feliz!

E votarei em Jacques Wagner - 13 para governador, também do PT,cujo candidato a vice - Otto Alencar - é esposo de uma irmã membro ativo da IB da Graça, SSA!

E já votei, sem me arrepender, ao longo desses anos, em candidatos do PT e de outros partidos sem qualquer vínculo com igreja batista.

Ainda estou definindo o Federal e já decidi que não voto em Serra, nem que serrem meu pescoço!

É lamentável que, como os demais partidos, em sua maioria, não têm posicionamento público sobre questões melindrosas da sociedade, fiquemos com a impressão de que o bicho papão é o PT, ainda que o Pr. Paschoal tenha ressalvado que há pessoas boas e ruins em todos os partidos.

Falar da importância do voto para o legislativo é muito importante, como a própria assembeia da Convenção Batista Brasileira decidiu em Cuiabá, mas nominar partido, como exemplo de iniquidade, parece-me algo extremamente ideologizado.

Espero que ele refaça o discurso.

Quanto ao conteúdo do vídeo por ele apresentado, por ter sido professor de ética em seminário batista, tenho muita dificuldade quando assuntos dessa natureza são tratados de forma emocional, sem que saibamos os prós e contras em cada caso e, especialmente em período de campanha eleitoral quando o jogo de interesses por detrás dos discursos é infinitamente maior do que nossa vã filosofia possa imaginar! 
 ...
PS.: Confira a possível origem do vídeo usado pelo Pr. Piragine, avalie o conteúdo teológico do possível autor e confira se se trata de pessoa com evidência de formação bíblico-teologica sólida para servir de referência para elaboração de pensamentos e posicionamentos éticos
http://prednilsonfernandes.webnode.com/photogallery/fotos/
http://www.youtube.com/user/ednilsonfernandes

Leia o que médico, membro da PIB de Curitiba, pensa sobre o discurso do seu Pr. Piragine em:
O Brasil tem sede de Deus 

14 comentários:

Vera Nathália 2 de setembro de 2010 21:37  

Eu não voto em Serra nem que me pendurem pelo tornozelo, pastor!

Projeto Albânia 3 de setembro de 2010 04:59  

Queridos só é cégo aquele que nao quer enchergar a verdade.
Não o conheço pesoalmente, espero um dia conhece-lo, mas votas em alguem que jé tem suas futuras leis escritas e que vão contra a palavra de DEUS é inadimissivel por alguem que se julgue cristão.
Não me julgue por estas palavras sem antes falarmos pesoalmente ok.
Apoio o Pr Piranjine em todas as suas palavras e videos.
Seja um missionário e conheça a relçidade de ver um indio tendo que entregar o seu filho ou parente para ser morto sem culpa alguma, seja um cristão e conheça a realidade das lutas diárias para manter seus filhos alem das desgraças que o PT quer enfiar guela abaixo...
Um grande abraço.

jefferson 4 de setembro de 2010 01:41  

Olá pastor Edvar. Sou filho de Thelma Chase, moro em Manaus.

Escrevi um texto que, na essência e com algumas diferenças, expressa a mesma opinião que a sua.

Está em: http://chase4077.wordpress.com/2010/09/03/se-nao/ .

Forte abraço.

Carlos Jefferson Chase

Roberto Melo 6 de setembro de 2010 15:52  

Gente, será que com essa declaração o Rev. da PIB Curitiba, ganha a indicação do Beto Richa, para ser um eventual Secretário de Educação do Estado do Paraná, ou mesmo numa remota vitória do Serra Ministro da Educação ou Ministro da Justiça.

Isso é vergonhoso e depois diz "não estou dizendo em que você vai votar" me faça uma garapa.

Roberto Melo

Roberto Melo 6 de setembro de 2010 16:10  

Fico Triste, pela pessoa que o Reverendo representa, pela erudição, inteligência e espiritutalidade que nos edifica.

Contudo, ressucitar o pensamento medieval para disputa eleitoral que está ocorrendo, principalmente no contexto do Estado do Paraná é realmente um risco de colocar em cheque todas as virturdes no respectivo reverendo citados no parágrafo anterior.

Beto Richa (PSDB), precisa vencer a eleição no 1o Turno; pois, caso Dilma vença a disputa no primeiro turno, a eleição do pupilo do PSDB esta ameaçada;

Em eleições emocionais como está ocorrendo no Estado do Paraná esse discurso do terrorismo pode funcionar, principalmente do portador duas instituições que merecem a nossa credibilidade. Lamentável que o portador seja o Pastor em questão e o púlpito da respeitada PIB Curitiba.

Abraços,

Roberto Melo

Anônimo 7 de setembro de 2010 02:19  

Pr Edvar:
Recebi o citado vídeo do Pastor da PIB Curitiba, por e-mail. Fiquei intrigado com o teor da mensagem dele. Alguns pontos, até interessantes, porém alguma coisa me incomodava.
Você foi muito feliz no seu arrazoado. Posicionamento equilibrado, coerente e contextualizado. Características que lhes são peculiares, desde os idos dos anos 80, quando o conheci na IB Emanuel. Nunca mais tive notícias suas. Foi uma grata surpresa.
Lembro-me de que certa vez, em conversa sobre posicionamentos contundentes à frente da igreja, você me dizia que, se um Pastor ou irmão declara, diante da congregação, que Deus revelou tal coisa a ele, quem poderia discordar? Quem o fizer, hipoteticamente, estará discordando de Deus.
E foi isso que me intrigou. A forma como ele se expressou, deu uma conotação de que, quem discordasse, estaria sendo culpado do julgamento de Deus sobre a terra. E quem, em sã consciência, arcaria com tal responsabilidade?
Outro ponto, muito bem explanado no seu texto, diz respeito ao local de onde a mensagem foi proferida: o púlpito.
No estado de direito em que vivemos, é perfeitamente exeqüível o risco de um direito de resposta, por decisão da justiça, no mesmo local e na mesma intensidade. Haja vista, as proporções que a divulgação da pregação do Pastor Piragine tem tomado na internet.
Obrigado pelas suas palavras eivadas de discernimento, equilíbrio , clareza e simplicidade. Mais ainda: sem quaisquer conotações partidárias, alojando-se, de forma sensata, no campo das idéias.

Emílson Cruz

Roberto Melo 7 de setembro de 2010 09:10  

Prezados,

No Paraná a Política está "fervendo"

Enviado por Ricardo Noblat - 6.9.2010| 22h51m
Requião leva dois tapas de diretor de porto no Paraná

Folha.com

O ex-governador do Paraná e candidato ao Senado Roberto Requião (PMDB) foi agredido hoje pelo diretor comercial do porto de Paranaguá, João Batista Lopes dos Santos, o João Feio, em um restaurante do Pontal do Paraná, no litoral do Estado.

Segundo o diretor, Requião estava num restaurante, onde era realizado um encontro da coligação "A União Faz um Novo Amanhã". Lá, começou a ofender o atual governador do Estado, Orlando Pessuti (PMDB), antigo vice de Requião e responsável pela nomeação de Santos no porto.

O diretor então devolveu as ofensas e começou a xingar o irmão de Requião, Eduardo, antigo secretário estadual dos Transportes e superintendente do porto, e em seguida deu dois tapas na cara de Requião.

"Ele disse que o Pessuti é ladrão e vai para cadeia. Eu disse que o irmão dele que era ladrão e dei dois tapas nele e ele caiu no chão. Ele não sabe brigar. É um piá de prédio. Defendi minha honra e do Pessuti", disse Santos.

Leia mais em Requião leva dois tapas de diretor de porto no Paraná

Siga o Blog do Noblat no twitter

ONILDO 7 de setembro de 2010 23:01  

Estamos vendo um Brasil que tem reduzido as desigualdades sociais nos últimos anos, que tem se credenciado perante as demais nações como um País em desenvolvimento econômico e que últimamente tentou mostrar ao Mundo que o caminho para a sonhada Paz é a busca pelo entndimento entre os seus governantes e não o uso da força.
Aliás, qual a posição mais cristã no recente caso do Irã? A das grandes nações ou a do Brasil? Vamos ter a humildade de reconhecer que o Brasil atual não é mais aquele que vivia pendurado no FMI e que havia muito mais gente passando fome.
Onildo Carvalho
Congregado à Igreja Batista da Graça.

Jabes Nogueira Filho - pastor 8 de setembro de 2010 08:27  

Querido colega Edvar,

Continuo um leitor de sua página. Creio que é redundante dizer que o faço tanto pelo prazer da boa leitura quanto pelo que ela tem a acrescentar nesta aridez de consciência e lucidez social e bíblica.
Quanto ao posicionamento político, tenho assumido as minhas posições - e o meu povo sabe disso - mas o mais importante é que ao longo dos anos o Senhor me mostrou que púlpito de igreja é lugar de se ouvir o Senhor falar: e só isso.
A tentação às vezes é grande mas maior tem que ser a convicção e disposição. Penso que talvez nosso colega paranaense tenha cedido aqui.
Quanto ao voto neste ano: infelizmente não temos aqui em Sergipe homens santos com postura política coerente como na Bahia. Ainda não decide, sei que entre o bom motorista e o santo barbeiro, prefiro viajar em segurança.
Um abraço e continue firme.

Jabes Nogueira Filho

helberte 10 de setembro de 2010 18:32  

Tenho duas coisa a falar.A primeira delas é que acho lamentável tamanho obscurantismo. Fico profundamente triste como nós evangélicos somos tratados como massa de manobra. Apesar da divulgação de "valores" em púlpito, estes mesmos sejam imputados dentro de um contexto de grande desinformação, ou melhor, de grande confusão como é o período eleitoral. Não quero com isso cometer o mesmo erro de execrar o discurso do partor da PIB de Curitiba em sua inteireza. Votar com consciencia é mister para o bem de todos nós, mas do mesmo jeito não penso ser ético, moral, ou respeitável, a postura de quem no púlpito promove ou condena qualquer partido a beira das eleições. Por isso mesmo EU NÃO ANDO EM CURRAL DE NINGUÉM!

2 - Gostaria de relatar minha alegria pelo posicionamento da IBGraça em Salvador/BA, na defesa da liberdade de voto de cada um dos seus membros, na divulgação dos valores cristãos sem nenhuma vinculação partidária, e pelo acolhimento e convivencia de pessoas das mais diversas extremidades políticas sem com isto ferir a imagem de ninguem. Por fim, gostaria de testemunhar de um fato que poucos viram, mas que me marcou. Na feira de Saúde e Cidadania realizada pelo CECOM neste ano neste ano, uma pessoa circulava entre os estandes com alguns folders de um parlamentar da situação mas sem entregá-lo a ninguém, acredito que ele estava pra começar a distribuição. Nesse momento o pr. Marcelino, com muita tranquilidade pediu que ele não distribuisse o material de campanha, e mais, pediu que ele não circulasse com aquele material a mostra, porque aquele não era o fórum adequado para isto. A pessoa ainda que insatisfeita guardou os folders. "Tudo que quereis que os homens vos façam fazei a eles, porque essa é a lei..." Fico feliz por pregarmos e vivermos a justiça que queremos com consciencia, respeito e transparência.

Anônimo 11 de setembro de 2010 18:06  

Edvar,



Que bom que a lucidez veio a tona.



Essa semana estava fazendo as contas de quantos e-mails recebi com o vídeo do Pr. Piragibe e perdi a quantidade.



Quanto ao que falou sobre a iniquidade, é uma fato. Nossa sociedade está perdendo os valores referenciais inclusive dentro das igrejas evangélicas. Mas quando cita pessoas e situações sem nenhuma prova na mão, me arrepio!!!



Lembro do caso de outro líder evangélico brasileiro que figurou na TV anos atrás citando nomes de políticos e fazendo acusações aos mesmos. Sem conseguir provar nada, passou uma vergonha danada, como se diz aqui no Nordeste.



Não conheço o Pr. Piragibe pessoalmente, Mas recebi de pessoas que o conhecem intimamente ótimas recomendações anexas aos e-mails. Isso me deixa triste, meu coração dói pensando sobre que motivos teriam levado um experiente pastor, respeitado nacionalmente a cometer sozinho, uma garfe desse tamanho?

Se ele faz parte de um grupo, como é dito no vídeo, porque não convocar esse grupo a se pronunciar através de um documento coletivo? Porque essa exposição "carreira solo?"

Lamento, mas também entendo que a vida tem dessas coisas.

Minhas orações por ele, sua família e por nós que certamente seremos abordados sobre o assunto.



Marcos Quaresma

Betesda Caruaru

Leandro Seawright Alonso 11 de setembro de 2010 19:39  

Interessante seu blog e seus comentários. Por favor, visite e divulgue www.historiaeteologia.blogspot.com

Anônimo 12 de setembro de 2010 12:58  

Segundo a palavra de DEUS,nós que somos chamados filhos de DEUS!!!! devemos ser luz em meio as trevas o mundo jaz no maligno...... Efesios:5;15(Portanto vede prudentemente como andais,não como néscios, e sim como sábios)concordar c/ a iniquidade é o mesmo que andar na contramão da vontade soberana de DEUS"....se alguem tem falta de sabedoria peça a DEUS e vote consciente.

Alessandro ALMAR 29 de setembro de 2010 12:35  

Amados irmãos, pastores e leitores do blog.

Em João 8:44 lemos: "Vocês pertencem ao pais de vocês, o Diabo, e querm realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio e nnao se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria lingua, pois é mentiroso e pai da mentira."

Jesus expões uma das principais caracteristicas de Satanás: ele é mentiroso. Cristo afirmou o seguinte a respeito do Diabo: "Não há verdade nele". Assim, como Jesus é o caminho, a VERDADE e a vida, Satanás é o pai de todas as mentiras. Tudo que sai de sua boca são mentiras! Ele detesta a verdade, e uma de suas estrategias é distorce-las, para perverter a Palavra de Deus e impedir que os crentes conheçam a verdade.
É a verdade que liberta a humanidade da escravidão de satanás. O diabo, não quer perder o controle sobre ninguem. Ele prende o coração e a mente dos não-crentes para que não percebam a verdade.
Semear mentiras é uma de suas principais estratégias para derrotar os cristãos. Hoje em dia muitos crentes vivem derrotados por que dão ouvido as mentiras de Satanás. O diabo bombardeia a mente deles com mentiras acerca das promessas de Deus. Ele mente até sobre si mesmo. Mentindo, ele passa uma imagem agradável do pecado e engana os cristãos, fazendo-os pensar que snao fracos e impotentes. Ele mente a respeito das circunstâncias de nossa vida e tenta fazer-nos acreditar qye Deus nnao se importa conosco, que não há esperança em nós.
Chegou a hora de o povo de Deus reconhecer satanás como MENTIROSO e tratá-lo como tal. Devemos usar a autoridade que recebemos de Cristo para repreender o inimigo quando ele atacar a nossa mente e devemos rejeitar as suas mentiras.

O Pastor Pirangi foi usado por Deus para nos ALERTAR sobre as mentiras de Sanatanas e sobre a INIQUIDADE, fez isso diante de sua igreja e de suas ovelhas, por meio da internet a palavra dele chegou a uios outros, e por meio dessa tecnologia, a INIQUIDADE e a MENTIRA foi apresentada de forma mais clara.
A INIQUIDADE e a MENTIRA são frutos de satanás, nada do que o Pastor apresentou foi contra qualquer outra coisa do que o pai da mentira.

A sexualidade é um PRINCIPIO em nossas vidas, e a Dignidade é uma consequencia. Se o povo hoje esta sofrendo em sua dignidade, é por questão de obediência e submissão a Deus, Ele nos garante que nenhum dos seus filhos sofreram com isso e em suas promessas nos garante que seremos sempre dignos, isso é consequencia. A sexualidade é um principio, a dgnidade é uma consequência.

Deixo para os irmãos e pastores que visitam esse blog as palavras de Jesus em , João 8:31,32 "Disse Jesus:"se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discipulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os lirbetará."

Abraços a todos!

Alessandro Esteves
Maceiéo - Alagoas