sábado, 22 de março de 2014

Saudade de pernambuco!


Saudade de pernambuco!
Edvar Gimenes de Oliveira




Saudade pra mim tem cheiro de melancolia.
De repente brota.
Sem muito adubo ou água! 
Vai se formando como uma árvore em volta dos pulmões.
Então a gente prende a respiração
Inspira fundo, 
Suspira forte, 
Pra não apertar o coração

A gente diz que tá com saudade de um lugar
Olha fotos, bandeira, enfim, buscando aproximação.
A gente vai se aproximando
E na verdade vai se lembrando de gente que amou a gente
De gente que cuidou da gente
De Gente que serviu a gente
De Gente que chorou com a gente
De Gente que ouviu a gente
De Gente que apoiou a gente
De Gente que cheirou a gente
De Gente com suor de gente
De Gente com lágrimas de gente
De Gente com imenso riso de gente
De Gente com os braços abertos pra gente
De Gente com as portas abertas pra gente
De Gente com os olhos fechados pra gente, quando o assunto são os erros da gente

Gente que conheceu seus erros
Gente que ainda assim não desistiu
Gente que discordou do pensamento
Mas do sentimento nem um milímetro fugiu.

É de gente que sentimos saudade
Saudade do afeto de gente
Saudade das risadas de gente
Saudade das piadas de gente
Saudades das lorotas de gente
Saudade das conversas jogadas fora por gente
Saudade dos silêncios episódico que serviam pra gente 
querer ficar mais ali mesmo em silêncio eloquente.
Mas essa gente se foi ou, melhor, eu (me) fui dessa gente
E por que eu fui dessa gente, saudade "a gente" sente

Sente desejo
de poder reencontrar
De poder abraçar
De fazer cafuné
De poder se beijar
E olhando nos olhos, 
Poder declarar: tô cum saudade de tu, Pernambuco.
Já não suportava mais esperar pra poder te dizer
Dizer ao seu pé de ouvindo
Com um cheiro no cangote
Um abraço apertado
Da falta que você faz
Desde que te deixei pra trás

Hoje senti saudade de Pernambuco? Não!
Hoje senti saudade das pernambucanas e pernambucanos que amei
E por cair na besteira de fazer isso, fui amado também
E agora to aqui "lascado" de saudade 
sem ter nenhum olhar nos olhos pra dizer.
Tô cum saudade de tu, Pernambuco...


(Postado inicialmente no Facebook, em fev.2014)

0 comentários: