sábado, 31 de dezembro de 2016

Feliz 2017 !!!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Amanhã

Amanhã 
(A propósito da mudança de Raphael pra Copenhague).

Amanhã começa um novo tempo
Novas situações estarão diante de você
Elas trarão consigo múltiplas possibilidades.
Com elas virão momentos de prazer 
que podem resultar em dor,
Mas poderão vir momentos de dor 
que resultarão em prazer.
Melhor ainda se vierem momentos de prazer 
que aumentem seu próprio amor.

Lembre-se: 
sua dor não é só sua, 
seu prazer não é só seu.
O que você sente de bom e de ruim,
Rebate primeiro em você,
Mas também rebate em mim.
Quando fizer suas escolhas, 
faça-as pensando primeiro em você,
Mas não se esqueça, portanto, de mim.

Mim eu,
Mim sua mãe,
Mim sua irmã,
Mim seus parentes
Mim seus amigos
Que também torcem 
e vibram com suas vitórias
Que também sofrem 
e choram com suas dores.

Amanhã você começa um novo tempo.
Busque graça, alegria, saúde, harmonia.
Se com isso vierem experiências desagradáveis,
Lembre-se: sempre depois, vem um novo dia.
Bj

sábado, 24 de dezembro de 2016

Papai Noel X Jesus, no Natal

Papai Noel não é páreo para alguém "que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se".

Você acha que um Jesus, que foi capaz de abrir mão da condição divina pra ser servo e agir o ano inteiro como presente de Deus em nossos corações, estaria preocupado com um Papai Noel que aparece uma vez pro ano pra ficar com a fama de dar presente que todos sabemos não ser real?

Páreo pra Jesus é o egoismo, a falta de solidariedade, o desamor, a idolatria do ter, a injustiça individual e social, o individualismo, o poder usurpador, enfim, que alimentamos o ano inteiro em nossos corações e em relacionamentos interpessoais e, pior, a falsidade que, depois disso tudo, nos encoraja a nos vestirmos de Papai Noel no Natal e sairmos pelas festas e redes sociais distribuindo presentinhos e sorrisos muita vez incompatíveis com o que fizemos durante o ano com as pessoas.

Se você tem se empenhado pra agir generosamente, não só em termos materiais, mas também espirituais, emocionais, sociais, enfim, durante o ano, você tem autoridade até pra se vestir de Papai Noel, cantar musiquinhas natalinas e curtir com alegria este momento cultural de fraternidade, sem precisar colocar-se moralmente em defesa de Jesus de Nazaré contra Papai Noel.

Aliás, nem de defesa Jesus precisa, pois sabe muito bem se defender, da forma que julga adequada e não com o seu e o meu discurso. Jesus não precisa de advogado ou defensoria, mas de amigos-servos...

Com Noel e suas musiquinhas ou não, "seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (Filipenses‬ ‭2:5-11‬)

Feliz Natal bem nordestino!
Edvar Gimenes de Oliveira

(Com Gláucia Gimenes, Mônica GH, Raphael Carvalho Gimenes & Cia Ilimitada)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Úteis, todos somos; inocentes, jamais.

O chato de ter sido expulso do Jardim do Éden é ter que conviver com o conhecimento do bem e do mal, da esquerda e da direita, não ou sim respectivamente, sabendo que úteis todos somos; inocentes, jamais. 

Davi quiz escapar com o famoso: “Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança.” (Salmos‬ ‭131:1-2‬). 

O fato, porém, é que ele -Davi - era o grande dentre os seus, detinha o poder, dava as ordens e quando estava para morrer, não exitou em aconselhar Salomão: vida para os meus aliados; aos adversários, morte. Se não sabe, leia (especialmente as frases em maiúsculo): 

Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão: “Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem. Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for, e o Senhor manterá a promessa que me fez: ‘Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta e se me seguirem fielmente de todo o coração e de toda a alma, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel’. 

"VOCÊ SABE MUITO BEM O QUE JOABE, filho de Zeruia, ME FEZ; o que fez com os dois comandantes dos exércitos de Israel, Abner, filho de Ner, e Amasa, filho de Jéter. Ele os matou, derramando sangue em tempos de paz; agiu como se estivesse em guerra, e com aquele sangue manchou o seu cinto e as suas sandálias. Proceda com a sabedoria que você tem e NÃO O DEIXE ENVELHECER E DESCER EM PAZ À SEPULTURA

"MAS SEJA BONDOSO COM OS FILHOS DE BARZILAI, de Gileade; admita-os entre os que comem à mesa com você, pois ELES ME APOIARAM quando fugi do seu irmão Absalão

 “Saiba que também está com você Simei, filho de Gera, o benjamita de Baurim. ELE LANÇOU TERRÍVEIS MALDIÇÕES CONTRA MIM no dia em que fui a Maanaim. Mas depois desceu ao meu encontro no Jordão e lhe prometi, jurando pelo Senhor, que não o mataria à espada. Mas, agora, NÃO O CONSIDERE INOCENTE. Você é um homem sábio e saberá o que fazer com ele. APESAR DE JÁ SER IDOSO, FAÇA-O DESCER ENSANGUENTADO À SEPULTURA”. 

Então Davi descansou com os seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi. Ele reinou quarenta anos em Israel: sete anos em Hebrom e trinta e três em Jerusalém. Salomão assentou-se no trono de Davi, seu pai, e o seu reinado foi firmemente estabelecido.” (1 Reis‬ ‭2:1-12‬). 

Úteis, todos somos; inocentes, jamais.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O jogo político e a corrupção

Meus amigos. Toda escolha que fazemos tem repercussão política. Toda escolha que fazemos beneficia ou prejudica os interesses de um lado.

Considerando que há bandidos em todos os partidos você pode calcular qual partido será mais ou menos beneficiados pela quantidade bandidos que você sabe ter em um ou outro.

(Ter bandido não é o único critério para escolha partidária, claro. A escolha partidária depende da cosmovisão que temos em relação aos interesses da coletividade e das consequências que a implementação das políticas do partido terá para o todo, no tempo e no espaço)

Além disso, nossas escolhas são como num jogo de xadrez. Como repercutirão duas, três, quatro rodadas depois é hipotética. Pode ser que acertamos ou não. Portanto, no jogo político não há como precisar quem será mais ou menos prejudicado, apenas levantar hipóteses.

Por isso, entendo que, embora saibamos que nossas escolhas repercutirão em benefício ou prejuizo de algum partido que tenha mais ou menos bandidos em seus quadros, a decisão a meu não deve ser apenas como se estivéssemos participando de um jogo político.

Entendo que devemos ter em mente quais condutas são mais benéficas ou prejudiciais ao estabelecimento da justiça social, ao bem estar da coletividade e não titubear em nossa escolha.

Há um jogo político em curso, sempre há, e podemos até ser acusados de estarmos sendo inocentes úteis em favor deste ou daquele lado. Mas não é isso que deve nortear nossa escolha. O importante é que você tenha claro em sua mente se acredita que a corrupção deve ser tolerada ou não; ter consciência das repercussões políticas, inclusive nos relacionamentos interpessoais, e ter coragem para posicionar-se.

A primeira decisão é: sou a favor ou contra a corrupção?

A segunda é: estou consciente ou não das repercussões políticas da minha escolha?

A terceira é: agirei movido pela conveniência política ou pela convição ética?

Isso não é moralismo, é inteligência a serviço da sobrevivência de todos numa visão de longo prazo.

E aí, está pronto a decidir?