sexta-feira, 30 de abril de 2010
quarta-feira, 28 de abril de 2010
A alegria de trabalhar
A relação capital-trabalho e as relações de poder nos ambientes empresariais, são assuntos para outra conversa!
Postado por edvardeoliveira@gmail.com às 10:15:00 1 comentários
sábado, 17 de abril de 2010
Filosofia de 'lutas"
Meu pai havia preparado uma lista de mais de 3 dezenas de perguntas pra que eu estudasse (lista que guardo até hoje) e, mesmo tendo sido bem sucedido nas respostas não pude batizar-me. Motivo: o estatuto exigia unanimidade dos membros e, como ali já estava selado meu destino de cidadão comum, em torno do qual não haveria unanimidade, tive que presenciar 3 ou 4 membros se levantando e justificando porque eu não deveria ser batizado. O argumento mais forte era que eu seria, digamos, traquino, e daria muito trabalho à minha santa mãe.
Lembro-me do domngo em que, juntamente com um grupo de meninos, afastei-me uns três ou quatro quilómetros da cidade. Sabendo que era dia de culto, angustiava-me ao pensar que precisava voltar pra casa, mas tinha medo de voltar sozinho, tanto pela escuridão, quanto por ter que passar perto de uma zona de meretrício. Esperei o quanto pude até decidir voltar correndo, sozinho, choramingando de medo, seja pelos riscos, seja pelo que me aguardava em casa. Ao entrar na cidade, avistei minha mãe que já me procurava, informando que todos tinham ido pra igreja e ela ficou à minha procura. Não apanhei.
Claro que posso narrar também muitas coisas boas do período e do respeito e amor que sempre nutri por meu pai, mas, para o contexto desta nossa conversa, narro esses fatos por terem ocorrido na mesma casa onde morei em torno do meu oitavo ano.
1) não brigue; 2) se brigar não apanhe; 3) se apanhar não volte pra casa chorando, senão apanhará de novo.
Como Jesus, fujo de fininho, estrategicamente, quando entendo que não está na hora de correr risco de morte (Mt. 12.14-15), mas sou capaz de virar mesas e usar chicotes se estiver convencido de que a causa é justa (Mt. 21.12).
Não costumo me sentir individualmente derrotado quando o resultado não é positivo, até porque não trato as lutas como questões de honra pessoal, mas como causas que não são só minhas. Se a causa "perdida" for justa, a semente ficará plantada e germinará num outro momento, regada por outras mãos.
xxx
Em resumo: hoje empenho-me pra ser pacificador, não pacifista.
Postado por edvardeoliveira@gmail.com às 10:47:00 5 comentários
Marcadores: Filosofia de Vida
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Eleições 2010: A Grande Imprensa Como “Partido de Oposição”
Por Robinson Cavalcanti
Postado por edvardeoliveira@gmail.com às 12:11:00 3 comentários
Marcadores: Comunicações, Política
domingo, 11 de abril de 2010
A política nas igrejas batistas
...
Postado por edvardeoliveira@gmail.com às 14:07:00 1 comentários
Marcadores: Educação, Educação Teológica, Igreja, Política da Religião, Política Denominacional
Diálogo entre opostos em Cuba
"Entre las estrategias más usadas por el discurso oficial en Cuba está la de separar a los ciudadanos en compartimentos no conectados. En la medida que cada uno se niega a escuchar al otro, no pueden constatar que tienen observaciones afines sobre su realidad y deseos confluentes de mejorar el país. Por eso se sataniza al crítico y se le impide a los periodistas oficiales invitarlo a los estudios de la televisión a participar en esos paneles aburridos donde todos tienen el mismo punto de vista. Se repite la táctica de “echar a pelear” a personas que sentadas frente a una taza de café confirmarían sus afinidades en lugar de ahondar en sus diferencias. Siempre que escucho denigrar a alguien con adjetivos encendidos al estilo de “mercenario” o “vendepatria” me percato de que el emisor de tantas calumnias teme –en su interior– que en un debate no pueda dejar los gritos y argumentar sus ideas. Los que ofenden son, generalmente, los que temen a la sana polémica por estar carentes de razones."
Postado por edvardeoliveira@gmail.com às 13:28:00 0 comentários
Marcadores: Comunicações, Política
quarta-feira, 7 de abril de 2010
A culpa é do "socialismo"
(Em janeiro, no interior de São Paulo, meu sobrinho falava dos planos para o casamento. Provavelmente, compraria uma casa em vez de construir. Motivo: dificuldades para encontrar mão de obra disponível na construção civil).
Qual seria a justificativa? Simples: aumento no poder aquisitivo das pessoas e rápido crescimento da chamada classe média. A chamada classe C ganhou, nos últimos 5 anos, 30,2 milhões de consumidores, enquanto as classes D e E perderam 26,1 milhões. (E, claro, os empresários não multiplicarão suas lojas até quando puderem). Tudo isso em meio a uma profunda crise econômica internacional.
Mesmo assim, como cristãos devemos nos alegrar com cada sinal, por menor que seja, que aponte na direção de uma vida em sociedade na qual as pessoas possam viver de maneira digna e adequada à condição de criadas "a imagem e semelhança de Deus".
Postado por edvardeoliveira@gmail.com às 16:30:00 4 comentários
Marcadores: Atuação Social, Etica, Política, Política Econômica
terça-feira, 6 de abril de 2010
Fidelidade na área financeira
Postado por edvardeoliveira@gmail.com às 21:38:00 3 comentários
Marcadores: Administração, Dízimo, Igreja
domingo, 4 de abril de 2010
Ressurreição
Mary Zaidan é jornalista. Trabalhou nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, em Brasília. Foi assessora de imprensa do governador Mario Covas em duas campanhas e ao longo de todo o seu período no Palácio dos Bandeirantes. Há cinco anos coordena o atendimento da área pública da agência 'Lu Fernandes Comunicação e Imprensa'.
Postado por edvardeoliveira@gmail.com às 18:37:00 0 comentários
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Marina Silva: pragmática ou programática?
Postado por edvardeoliveira@gmail.com às 23:06:00 0 comentários
Marcadores: Filosofia de Vida, Política