quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dezembro, mês da gratidão – Os ministérios de Administração e Comunhão


Administração é atividade meio; comunhão, fim. Mas as duas coisas são essenciais à caminhada da igreja, à paz e justiça no mundo. Se a comunhão é gente se alegrando e chorando, sonhando e construindo junta, administração é gente empenhada em criar condições organizacionais e materiais favoráveis ao desenvolvimento da comunhão.

Se a comunhão pode ser identificada de maneira explicita no ministério de Jesus que, através de seu sangue, nos aproximou, “destruindo a barreira, o muro da inimizade” fazendo de partes opostas uma unidade, possibilitando a paz (Ef. 2), a administração pode ser vista na ação dos discípulos desde o  cuidado com o dinheiro que sustentava o ministério de Jesus, passando pelos encaminhamentos dados na solução dos conflitos registrados, por exemplo, em Atos 6 ou até mesmo na organização do levantamento de oferta para irmãos necessitados, conforme II Coríntios 9.

Em nossa igreja, podemos falar com satisfação tanto das atividades realizadas em favor da comunhão dos membros, quanto do desenvolvimento organizacional, financeiro e material. Tanto podemos falar com prazer de membros que investiram tempo em favor da aproximação de uns com outros, quanto daqueles que se dedicaram a tarefas que possibilitaram os recursos necessários à operacionalização das atividades ou criação e manutenção de condições ambientais.

Nesta nossa gratidão de dezembro, gostaria de destacar a importância de todo o investimento patrimonial feito e sua relação com a comunhão da igreja. Desde o novo formato do gradeado e portaria da frente do CECOM, até o corredor do fundo de nossa propriedade, cada investimento feito possibilita o fortalecimento das relações, na medida em que permite que os membros se vejam e se sintam confortáveis para parar e dialogar.

A reforma do piso e iluminação na entrada do auditório, as duas novas praças, a cantina, a sala de jogos e a quadra esportiva, foram investimentos feitos sob a liderança de administradores colaboradores da Igreja que têm um impacto profundo sobre os relacionamentos interpessoais. E se não fosse o trabalho de dirigentes colaboradores e dirigentes profissionais cuidando da área financeira da igreja, dificilmente os recursos poderiam ter sido canalizados de maneira tão eficiente e eficaz como foram até aqui.

Alguém dúvida que as condições de temperatura favoreçam a presença de tanta gente em nosso auditório nas manhãs quentes desta época do ano em Salvador, possibilitando estarmos mais próximos uns dos outros? Graças à fidelidade de cada um e à dedicação dos que administram finanças e patrimônio, novos aparelhos de ar condicionado estão sendo comprados, as condições de conforto e temperatura e a qualidade da aproximação entre as pessoas, poderão ser melhores.

Por ser tão óbvio pra mim, entendo como desnecessário dizer que a comunhão que buscamos brota, primeiramente, de corações tocados pelo Espírito de Deus. Porém, pelo fato da relação entre administração e comunhão não parecer tão óbvia para muitos,  apontamos aqui alguns exemplos disso em nossa igreja, ao tempo em que agradecemos a todos que, de alguma forma, se dedicaram a estes importantes ministérios do Reino de Deus.

0 comentários: