quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dezembro, mês da gratidão – O ministério do CECOM


No último final de semana nos alegramos profundamente com as comemorações do 46º aniversário de nossa igreja. Foram dias que ficarão em nossas mentes pelos momentos de inspiração dirigidos pelo Grupo Phos, do Recife, no início da programação; pela cantata “Faze-nos um”, no encerramento e, especialmente, pelas inspiradoras mensagens trazidas pelo Pr. Oliveira de Araujo, em cada culto prestado a Deus.

São muitos os motivos que temos para agradecer a Deus. Começo o mês agradecendo pelo CECOM. O ideal seria o Estado cumprir adequadamente seu papel, mas se isso, por razões que não vem ao caso, não ocorre, louvado seja Deus por iniciativas como as do CECOM da IBG.

Como é bom ver o CECOM atuando com muita vida, fato comum na quase totalidade de sua história.

É bom ver a Unidade de Saúde sendo usada, de maneira eficaz, em parceria com a Prefeitura Municipal do Salvador; ver médicos voluntários da IBG atendendo empobrecidos em seus consultórios e saber, também, que serviços de vacina e farmácia serão acrescidos, a partir de 2013.

É bom ver funcionar o Balcão de Justiça e Cidadania, parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia, funcionando em favor daqueles que não têm recursos para pagar os custos de um processo, nem conseguem, muita vez, perceber e usar a capacidade que têm de se organizar e lutar por seus direitos.

É bom ver senhoras se reunindo para cuidar do corpo, da mente, da vida, através de palestras, biodança, ginástica, pintura, atividades enfim, que não somente significam terapia, mas também, oportunidade de descoberta de talentos e aumento da renda.

É bom ver crianças desenvolvendo atividades esportivas, educacionais, musicais; recebendo alimento em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia; sendo vistas em sua integralidade; desenvolvendo a consciência política; participando de oficinas como “fotografia” e “letramento e escrita”; elevando a autoestima; aprendendo valores espirituais que nortearão suas vidas e, conquanto assediadas pelo tráfico, recebendo orientação para enfrentar o apelo das drogas e da violência.

É bom ver a estrutura física do CECOM sendo usada para que jovens e adultos aprendam LIBRAS, espanhol e inglês, em parceria com o Governo do Estado da Bahia.

É bom ver pessoas se envolvendo a cada semana em cursos, como o de empreendedorismo, realizado nesse semestre.

É bom ver dezenas de profissionais que não apenas obtém seu sustento econômico-financeiro através do que fazem, mas também servem os empobrecidos pelo sistema, tanto quanto é bom ver dezenas de voluntários que, sem receberem pagamento financeiro, se sentem remunerados pela alegria de servir e de colaborar para que muitos possam ter um presente melhor e uma perspectiva de futuro rica em esperança.

É bom saber que há dezenas de pessoas que trabalham pelo CECOM, até sem estar no CECOM, através de cargos que ocupam na Igreja Batista da Graça; que há centenas de membros e agregados da IBG que, através da fidelidade e regularidade na entrega de dízimos e ofertas, também possibilitam o funcionamento do CECOM.

É bom destacar que o CECOM não se limita àqueles que atuam hoje; são, também, centenas de pessoas que ao longo de sua história cooperaram para que ele se tornasse o que é, cada uma à sua maneira, no seu tempo e espaço.

E, neste final de ano, em espírito de gratidão, destaco a colaboração dada por Maria Ângela Silva Santos, membro da IBG, pelo trabalho realizado durante o tempo em que esteve apoiando as diversas diretorias com as quais trabalhou até esse mês de novembro.       

A todos, nossa gratidão!

0 comentários: