quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dezembro, mês da gratidão – Ensino e proclamação


À igreja, entendida como povo comprometido com Deus, foi dada a missão de ensinar e proclamar. Ensino e proclamação são dois, de diversos ingredientes identificados na vida de Jesus e na dos que se empenham em segui-lo.

Idealmente falando, identificamos, sobre o conteúdo do ensino, que se refere a “toda vontade de Deus”,  a tudo que proporciona vida saudável e abundante em suas multidimensões.

Da proclamação, percebe-se que seu conteúdo pode ser definido como anúncio da boa notícia de que todas as barreiras, inclusive as de natureza religiosa, foram derrubadas em Jesus, visando proporcionar-nos segurança interior de comunhão com Deus que deve tornar-se visível na maneira amorosa como tratamos a vida em suas diversas manifestações, especialmente aos semelhantes.

Da definição dos conceitos ensino e proclamação decorrem todas as atividades desenvolvidas pela igreja.

Ensinar e proclamar são atividades que podem ser desenvolvidas, por exemplo, no ambiente familiar, comunitário ou profissional e não só dentro das estruturas organizacionais ou físicas de uma igreja-instituição. Cada cristão, a sua maneira, é livre pra exercer tais funções e, na relação, as exerce naturalmente num processo de troca. No ambiente eclesiástico institucional essas atividades são desenvolvidas de maneira formal.

No caso do ensino, segue-se determinado conteúdo previamente definido, elaborado e compartilhado por pessoas que gostam da área. No da proclamação, realizam-se atividades diversas no campo do testemunho individual, plantação de igrejas ou levantamento de recursos para sustento de obreiros.

Na Igreja Batista da Graça a atividade de ensino formal é dividida em duas áreas: O “Geração Graça” e o “Família Graça”. O primeiro, para crianças até 13 anos; o segundo para jovens e adultos. O “Geração Graça” oferece uma diversidade de atividades nos domingos pela manhã, das 9 às 12 hs e o “Família Graça”, uma variedade de temas que partem da Bíblia para a realidade ou da realidade para a Bíblia.

Conquanto reconheçamos que a igreja é um retrato de um país que não valoriza a educação é louvável a dedicação de dirigentes e professores a essa missão essencial. É a educação que nos ajuda a trabalhar sentimentos e pensamentos visando desenvolver comportamentos favoráveis à vida santa, na linguagem sacerdotal, ou saudável, numa linguagem mais atual.

Vivendo num tempo em que a convivência pacífica e respeitosa entre diferentes religiões tem sido enfatizada como mais importante do que o confronto que gera violência e em que fica cada vez mais nítido que a espiritualidade está acima da religiosidade, a proclamação continua em alta simplesmente porque a necessidade de comunhão com Deus e com o semelhante é inerente ao ser humano e Jesus é resposta para tal necessidade.

Agradecemos, portanto, à Igreja Batista da Graça, porque, seja através de seus membros, seja institucionalmente, continua se empenhando para ensinar e proclamar a palavra de Deus. 

0 comentários: