Mais um passo de transparência na Convenção Batista Baiana
Quando assumimos a direção da Convenção Batista Baiana, nos comprometemos, publicamente, a perseguir, inicialmente, 3 objetivos: 1) saneamento financeiro; 2) transparência e 3) reestruturação (processo desencadeado antes de assumirmos).
Após 6 meses, não temos certeza de que antes da próxima Assembléia o 3º objetivo será tratado, mas estamos otimistas quanto aos dois primeiros.
Saneamento
Em relação ao saneamento, temos trabalhado incansavelmente para dominarmos a situação financeira real, não só quanto aos custos operacionais, mas também de reconhecimento das dívidas. Separamos a administração financeira da contábil e terceirizamos a contabilidade. Na próxima reunião do Conselho, que deverá acontecer no final de fevereiro, o quadro financeiro - custos operacionais, compromissos de longo prazo e dívidas - será apresentado com total precisão.
Certamente o passivo não será colocado em dia até julho, mas a situação estará sob controle e disponível ao povo batista.
Transparência
Quanto à transparência, mais um passo importante será dado na próxima semana. Além do quadro do Plano Cooperativo com registro da contribuição de cada igreja (já disponível no portal da CBBA - http://batistabaiana.org/cbba/ - ), disponibilizaremos os balancetes mensais do Escritório Central, de julho de 2011 a novembro de 2012. A partir daí, mensalmente disponibilizaremos os balancetes.
Empenho semelhante será feito em relação aos balancetes de cada instituição com personalidade jurídica da CBBA, a partir de fevereiro de 2013 (UFMBB, UMMBB, JUBAB, Seminário de Feira, Seminário de Salvador, Escola Kate White e Colégio Taylor Egídio).
Sucessivamente, as informações completas de cada instituição serão disponibilizadas.
Próxima Assembléia e vida financeiro-patrimonial da CBBA
Isso significa que, por ocasião da próxima Assembléia - Juazeiro, 25-29/06 - , estaremos informados não somente sobre a situação financeiro-patrimonial até dezembro de 2012, mas até maio de 2013. Além do mais, os líderes poderão chegar à Assembléia tendo estudado a situação da CBBA em casa.
(Estamos estudando disponibilizar o Livro do Mensageiro às diretorias cadastradas, no Portal da CBBA)
Como acessar os balancetes mensais e as contribuições do Plano Cooperativo
Na próxima semana, tais balancetes estarão na página da CBBA, com acesso restrito a pastores e diretorias das igrejas. Para serem visualizados, basta entrar na página e preencher o cadastro.
Para que os membros das diretorias das igrejas (vices presidentes, tesoureiros e secretários) tenham acesso, é essencial que os pastores informem alguns dados no cadastro.
Quanto aos membros das igrejas em geral, inicialmente têm acesso à informações do Plano Cooperativo, sem valor nominal (e aos valores nominais através das diretorias das igrejas), mas estudamos formas de ampliar o acesso direto.
Em busca de uma agenda positiva
Em uma organização, tudo começa com disciplina administrativo-orçamentária. Sem ela não podemos sustentar missionários, revitalizar igrejas, investir na educação ou no social. Sem ela, ainda que façamos coisas boas, nossas energias acabam sendo focadas nos problemas. Na medida da urgência possível esperamos atingir um patamar de estabilidade administrativo-financeiro tal, que, especialmente em nossas Assembléias, dediquemos nossas energias predominantemente às atividades fins da Convenção.
Ajude-nos com suas orações, com fidelidade ao Plano Cooperativo e no levantamento de ofertas missionárias. De nossa parte, nos comprometemos a nos empenharmos em utilizar os recursos de forma disciplinada, transparente e, predominantemente, naquilo que justifica a existência da Convenção.
E, se você gosta de escrever, inspire-nos com seus textos, publicando-os em nossa página.
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