domingo, 16 de outubro de 2016

A Cristolândia no Programa da Sabrina

Ontem assisti uma parte do Programa da Sabrina. Sério. 

Sempre que vejo testemunhos relacionados ao Ministério Cristolândia, lembro-me da história do jovem, o escritor e as Estrelas-do-Mar.

"Era uma vez um escritor que morava em uma praia tranqüila, próximo a uma colônia de pescadores. 

Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar e, à tarde, ficava em casa escrevendo. 

Certo dia, caminhando pela praia, viu um vulto ao longe que parecia dançar. Ao chegar perto, reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia, para, uma a uma, jogá-las de volta ao oceano, para além de onde as ondas quebravam. 

"Por que você está fazendo isto?", perguntou o escritor. 

"Você não vê?", explicou o jovem, que alegremente continuava a apanhar e jogar as estrelas ao mar, "A maré está vazando e o sol está brilhando forte... elas irão ressecar e morrer se ficarem aqui na areia." 

O escritor espantou-se com a resposta e disse com paciência: "Meu jovem, existem milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Você joga algumas poucas de volta ao oceano, mas a maioria vai perecer de qualquer jeito. De que adianta tanto esforço, não vai fazer diferença?" 

O jovem se abaixou e apanhou mais uma estrela na praia, sorriu para o escritor e disse: "Para esta aqui faz....", e jogou-a de volta ao mar. 

Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, nem sequer dormir. 

Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele, e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao mar."

Sei um pouco da problemática das drogas e as causas de diversas naturezas que a envolve, como as psicológicas, existenciais, políticas, econômicas, espirituais, etc. 

Sei um pouco também das discussões e teorias que giram em torno da recuperação de dependentes  químicos, sejam psicológicas, psiquiátricas, filosóficas ou religiosas. 

Por isso sei o quanto muitos entendem que essa é uma luta sistemicamente já perdida e, por isso, todo o investimento financeiro, organizacional, de tempo ou de pessoal, feito pelas igrejas batistas seria em vão. 

Concordo. O problema sistêmico não será resolvido somente através do que os batistas estão fazendo, mas que está fazendo diferença para milhares de indivíduos, suas famílias e amigos, isso está.

Por isso, ao assistir o Programa da Sabrina nessa noite, agradeci muito a Deus por projetos como o da  Missão Batista Pelourinho, do CRERÁ, do Metanóia, do Desafio Jovem e da Cristolândia que, se não têm solução para o problema das drogas no país, têm sido solução para o problema de milhares de pessoas.

Parabéns a líderes como Aurizer Sena, Décio Pimentel, Jorge Alonso, Cristiano Robson, Fernando Brandão, Paulo Eduardo Gomes Vieira e tantos outros que têm dedicado energia, conhecimento, tempo, dinheiro, patrimônio neste ministério desafiador.

Parabéns a todos que têm orado, ido "às ruas" ou contribuído com dinheiro ou outros bens em favor desta causa.

0 comentários: