sábado, 1 de outubro de 2016

Tudo bem?

Bem...

Me perguntam se estou bem.
Eu respondo: bem...
Bem é um estado que medimos pela média.
Se nada nos vai mal, dizemos estar bem.
Se a expectativa é tudo estar como gostaríamos, dizemos: bem...

Geralmente quem nos pergunta se estamos bem não o faz literalmente.
Geralmente quando respondemos que estamos bem, não o fazemos literalmente.
Geralmente, pergunta e resposta sâo apenas um veículo de comunicação oral.
Eu finjo que estou interessado em você.
Você corresponde ao meu fingimento dando-me 3 letras de atenção: bem.

E ai de quem se atreve a ir além na pergunta ou na resposta.
Se te perguntam se você está bem e você passa a contar sua situação, quem perguntou geralmente esboça um sorriso, balbucia "é a vida" e anuncia que tem um compromisso ou olha pro relógio que é quase a mesma coisa.

Nós é que precisamos perguntar a nós mesmos se estamos bem.
Há algo nos incomodando?
Há algo que sentimos falta?
Há algo nos entristecendo?
Cabe a nós encontrarmos respostas e buscarmos soluções.

Em tempo: Se encontrar alguém, cujo tom de voz na pergunta "tudo bem?" passar o sentimento de empatia, aproveite, mas não abuse. Isso é raro. Fale tudo que puder, atento a se a pessoa está ouvindo somente tudo que puder. Se conseguir equlibrar isso, pode ter encontrado um amigo... Aí a conversa é outra...


0 comentários: