terça-feira, 7 de outubro de 2008

Dirigido por propósitos ou pelas Escrituras?

O livro "Uma vida com propósito" de Rick Warren é um trabalho que tem seus méritos. Se não tivesse, 30 milhões de pessoas não o teriam lido. São 40 capítulos, cujo objetivo é levar os leitores a encontrarem um sentido para suas existências.
Os mais ou menos primeiros 15 capítulos são baseados em alguns pressupostos discutíveis. Eu mesmo não concordo com diversos deles. Os mais ou menos últimos 25 são leitura obrigatória pra quem tem interesse em conhecer como um morador da Califórnia - Estado mais rico do mais rico país do planeta - aplica os pilares da missão da Igreja, divulgados a partir da Conferência Evangélica de Lausanne, em 1974.
Ao trazê-lo aqui, meu objetivo não é fazer propaganda. Nem é preciso....

...Trouxe o assunto porque vi a capa deste livro (Purpose driven or scripture driven) e posso dizer que NÃO LI, NÃO GOSTEI! Pelo título, ilustração e comentário de rodapé (sem contar a editora) percebe-se que a idéia é colocar o livro de Warren em posição antagônica à das Escrituras.

Quem conhece o Novo Testamento sabe que os "propósitos" de Warren, são fruto de um consenso evangélico, quando se definiu que uma igreja saudável se fundamenta em cinco pilares: adoração, comunhão, ensino, proclamação e serviço.
O que Warren fez foi perseguir tais princípios, tornando-os realidade na igreja que ele pastoreia.
Podemos discordar das aplicações feitas, mas o questionamento da capa do livro acima demonstra que o autor ou não conhece eclesiologia bíblica, ou "não leu, não gostou" o trabalho realizado e escrito por Rick Warren!!!

0 comentários: