sexta-feira, 10 de julho de 2015

92ª Assembléia da Convenção Batista Baiana, a Assembléia do Afeto


Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. (I Samuel 7:12)


Estamos em plena campanha de Missões Estaduais e nada melhor do que poder informar que a instituição responsável pela manutenção dos missionários, que nos motiva a levantar uma oferta neste mês de julho, está vivendo um momento singular.

 

Digo momento singular porque há vários anos a tensão vinha caracterizando a vida das assembleias anuais da Convenção Batista Baiana, seja por divergências doutrinárias em função do G12, seja por diferenças de posicionamentos políticos frente a dificuldades administrativo-financeiras.

 

Geralmente, quando uma instituição experimenta momentos de crise, não se pode apontar uma única razão ou muito menos uma única pessoa como sendo responsável pelo quadro. Sempre há um contexto que inclui uma diversidade de atores e fatores, com maior ou menor evidência, que contribuem para isso.

 

O fato é que podemos afirmar que o ocorrido na última Assembléia de Ipiaú, nos coloca numa situação de alegria. Depois de muito tempo, tivemos uma Assembléia na qual não ocorreu  manifestações públicas de desafeto. As diferentes opiniões manifestas em torno dos assuntos se deram em clima de respeito e as decisões, quando não houve unanimidade, teve o voto da maioria aceito sem contestações.

 

A que isso se deveu? As causas são múltiplas e podemos destacar algumas:

 
                                                                                          By www.giroemipiau1.com.br
1.  A qualidade dos estudos bíblicos matutinos;

2. A oferta de oficinas nas quais temas de interesse da maioria dos mensageiros foram abordados;

3. A quantidade e qualidade de mensagens musicais de boa qualidade, apresentadas por solistas, quartetos, corais ou mesmo cantadas congregacionalmente;

4. O espaço adequado para receber as reuniões diurnas e noturnas;

5. O empenho da igreja hospedeira e dos batistas de Ipiaú no sentido de oferecer estruturas adequadas às necessidades dos mensageiros;

6. A dedicação da equipe da Secretaria Geral em organizar tudo com antecedência e o empenho na execução de cada tarefa;

7. A seriedade dos dirigentes de órgãos executivos e auxiliares, bem como da Secretaria Geral, na administração das organizações sob suas responsabilidades, mantendo e aperfeiçoando o foco de suas finalidades institucionais, com equipe de pessoal comprometida, equilíbrio financeiro, rigor quanto a documentação contábil, cumprimento de prazos das tarefas e cuidado com o patrimônio denominacional;

8. O trabalho dos dirigentes dos órgãos executivos e auxiliares, bem como da Secretaria Geral e Conselho Fiscal, no sentido de apresentarem relatórios transparentes retratando a realidade do que está ocorrendo com as instituições, sem deixar de reconhecer publicamente eventuais dificuldades existentes;

9. A dedicação de um Conselho Fiscal independente que se reuniu semanalmente para examinar documentação e avaliar a situação contábil e financeira das instituições;

10. O empenho da Diretoria, Secretário, Conselho Geral e lideranças associacionais na identificação de problemas e busca de soluções.

 

Hoje, os órgãos executivos e auxiliares, bem como a Secretaria Geral da Convenção não têm dívidas externas. Os compromissos financeiros estão sendo administrados com cuidado, pois há casos que merecem atenção especial e a Secretaria Geral dispõe de liquidez adequada às previsões de médio prazo.

 

O Seminário de Feira está trabalhando na transformação do seu patrimônio em recursos financeiros sem desfazer-se dele.

 

Não há perspectiva de venda de patrimônio para pagamento de dívidas externas e os casos que estão sendo estudados como investimento e foram autorizados pela Assembléia – terreno em Porto Seguro, parte do pertencente ao CENTRE e ao CBTE - são propriedades que não fazem parte de visão estratégica de longo prazo.

 

Os recursos financeiros oriundos de vendas serão usados exclusivamente para investimentos de interesse dos batistas, após processos transparentes e democráticos, tais como requalificação do Acampamento Batista, requalificação das edificações existentes no Colégio Batista Taylor-Egídio e construção de edifício para funcionamento da Escola Batista Kate White, Seminário Batista Campus Salvador, Escritório das organizações, com estacionamento, livraria e lanchonete.

 

Com as ofertas para Missões Estaduais deste semestre, planejamos abrir pelo menos 10 novas frentes missionárias. As organizações auxiliares estão recebendo apoio dos dirigentes da Convenção na realização de seus eventos e um Plano Geral será preparado neste semestre.

 

Cremos que tudo isso, somado, sobretudo à boa vontade dos mensageiros, contribuiu para que a última assembleia pudesse ser chamada de assembleia do afeto. E assim desejamos que continue pelo menos no que depender do nosso empenho.

 

 

0 comentários: