Relatórios das instituições batistas (2000)
Vez por outra saímos de uma assembléia convencional até felizes com os relatórios apresentados e dias depois estoura a notícia de que tal ou qual instituição está mergulhada em profunda crise, geralmente financeira. Por que isso acontece? O que tem a ver os relatórios apresentados às assembléias, com crises financeiras? Há como evitar fatos como esse?
Inicialmente é bom que se diga que um relatório é norteado por pelo menos três fatores: primeiro, fornecer dados que permitam aos leitores terem uma idéia exata da realidade da instituição, em todas as áreas; segundo, possibilitar uma avaliação, através do confronto entre as metas preestabelecidas e os passos dados em relação a elas e, terceiro, criar ou manter uma boa imagem da instituição.
Como, na maioria dos casos, a boa imagem influencia direta e imediatamente o funcionamento da instituição, a preocupação maior de quem elabora os relatórios é criar notícias boas e evitar notícias ruins. A maioria das instituições da estrutura denominacional depende diretamente das igrejas, seja pelos recursos que delas recebe(ofertas, Plano Cooperativo), seja porque elas são o principal mercado consumidor de seus produtos ou serviços(revistas, jornais, livros, serviços educacionais, eventos...). Conclui-se, portanto que, quando as coisas não estão indo bem, cria-se um conflito na cabeça do Executivo na hora de preparar o relatório: abrir o jogo e colocar a instituição em risco ou omitir informações para garantir a boa imagem?
Se não bastasse esse dilema, os Executivos precisam administrar a forma como alguns líderes agem nas horas de crise. Em alguns casos, se igualam aos políticos partidários, em relação aos adversários. Para "fritar", destituir ou justificar a destituição de alguém, por exemplo, faz-se uma leitura seletiva, tendenciosa dos fatos, maximizando informações que interessa a objetivos subliminares e pouco virtuais, com consistência, no mínimo, discutível. Em função disso, há o risco da Assembléia ser levada a tomar decisões que alteram de forma traumática os rumos do trabalho, além de fazer pairar dúvidas sobre a seriedade do trabalho de quem administra.
Uma das saídas para tornar mais clara a real situação das instituições, é exigir que todos os relatórios prestados pelos Executivos sejam acompanhados de um QUADRO DEMONSTRATIVO (veja modelo anexo) assinado por ele e pelo(s) funcionário(s) que administra(m) tais informações, criando assim um vínculo explicito de responsabilidade legal. O QUADRO DEMONSTRATIVO facilita a todos a compreensão da situação, sem maiores "explicações técnicas" (esclareço: geralmente, discursos que visam induzir os ouvintes numa direção...), enfraquecendo a manipulação política. E se as coisas não estiverem bem, o Executivo deve informar, por escrito, que medidas estão sendo tomadas visando a solução do problema, a fim de que sejam devidamente avaliadas e posicionamentos mais racionais e eficazes sejam adotados.
QUADRO DEMONSTRATIVO I
Área de Pessoal
1. Há salários, inclusive 13º ou férias, atrasados?
( ) Sim ( ) Não
Caso haja, informar o(s) mês(es)_______________________
2. Há obrigações fiscais, sociais ou previdenciarias, não recolhidas?
2.1. INSS ( ) Sim ( ) Não
2.2. IRRF ( ) Sim ( ) Não
2.3. FGTS ( ) Sim ( ) Não
2.4. PIS ( ) Sim ( ) Não
Em caso positivo, relacionar(exceto dívidas parceladas): credor; data do vencimento; valor não recolhido e % da multa e juros mensais.
3. Ha dívidas públicas parceladas ( ) Sim ( ) Não
3.1. Há parcelas em atraso? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo, relacionar: credor; período em que a dívida foi contraída; data do vencimento da parcela e valor.
4. Há processos trabalhistas em andamento? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo relacionar: nome do reclamante; data de início; valor reclamado e instância.
5. Há outros processos em andamento? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo relacioná-los, informando: nome do reclamante ; data do início; valor reclamado e instância
6. Há processos administrativos em andamentos em órgãos públicos?
( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo, informar: nome do reclamante; data do início ; valor reclamado e instância
Assinatura legível do funcionário responsável pela informação e do Executivo
QUADRO DEMONOSTRATIVO II
Área administrativo-financeira
1. Há títulos em protesto? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo relacionar: credor; data do vencimento; Valor
(solicitar semestralmente Certificado dos Cartórios)
2. Há contratos de prestação de serviços? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo relacionar: contratado; natureza do serviço; período de vigência e valor financeiro;
2.1. Há alguma parcela em atraso? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo informar credor; data do vencimento e valor
3. Há financiamentos de bens ou serviços? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo informar: empresa; natureza do bem ou serviço; valor total; número de parcelas e valor de cada parcela.
3.1. Há alguma parcela atrasada ( ) Sim ( ) Não.
Caso haja relacionar: credor; data(s); valor e % multa e taxa de juros
4. Há empréstimos bancários sendo utilizados? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo informar Agência Bancária, data em que foi tomado o empréstimo; valor emprestado e data do vencimento
5. Os repasses do Plano Cooperativo foram efetuados?
( ) Sim ( ) Não
Caso não informar o(s) mês(s) em atraso
6. Informar:
6.1. as receitas de cada mês, do período (sem empréstimos):
6.2. as despesas de cada mês, do período:
Assinatura legível do funcionário responsável pela informação e do Executivo
Inicialmente é bom que se diga que um relatório é norteado por pelo menos três fatores: primeiro, fornecer dados que permitam aos leitores terem uma idéia exata da realidade da instituição, em todas as áreas; segundo, possibilitar uma avaliação, através do confronto entre as metas preestabelecidas e os passos dados em relação a elas e, terceiro, criar ou manter uma boa imagem da instituição.
Como, na maioria dos casos, a boa imagem influencia direta e imediatamente o funcionamento da instituição, a preocupação maior de quem elabora os relatórios é criar notícias boas e evitar notícias ruins. A maioria das instituições da estrutura denominacional depende diretamente das igrejas, seja pelos recursos que delas recebe(ofertas, Plano Cooperativo), seja porque elas são o principal mercado consumidor de seus produtos ou serviços(revistas, jornais, livros, serviços educacionais, eventos...). Conclui-se, portanto que, quando as coisas não estão indo bem, cria-se um conflito na cabeça do Executivo na hora de preparar o relatório: abrir o jogo e colocar a instituição em risco ou omitir informações para garantir a boa imagem?
Se não bastasse esse dilema, os Executivos precisam administrar a forma como alguns líderes agem nas horas de crise. Em alguns casos, se igualam aos políticos partidários, em relação aos adversários. Para "fritar", destituir ou justificar a destituição de alguém, por exemplo, faz-se uma leitura seletiva, tendenciosa dos fatos, maximizando informações que interessa a objetivos subliminares e pouco virtuais, com consistência, no mínimo, discutível. Em função disso, há o risco da Assembléia ser levada a tomar decisões que alteram de forma traumática os rumos do trabalho, além de fazer pairar dúvidas sobre a seriedade do trabalho de quem administra.
Uma das saídas para tornar mais clara a real situação das instituições, é exigir que todos os relatórios prestados pelos Executivos sejam acompanhados de um QUADRO DEMONSTRATIVO (veja modelo anexo) assinado por ele e pelo(s) funcionário(s) que administra(m) tais informações, criando assim um vínculo explicito de responsabilidade legal. O QUADRO DEMONSTRATIVO facilita a todos a compreensão da situação, sem maiores "explicações técnicas" (esclareço: geralmente, discursos que visam induzir os ouvintes numa direção...), enfraquecendo a manipulação política. E se as coisas não estiverem bem, o Executivo deve informar, por escrito, que medidas estão sendo tomadas visando a solução do problema, a fim de que sejam devidamente avaliadas e posicionamentos mais racionais e eficazes sejam adotados.
QUADRO DEMONSTRATIVO I
Área de Pessoal
1. Há salários, inclusive 13º ou férias, atrasados?
( ) Sim ( ) Não
Caso haja, informar o(s) mês(es)_______________________
2. Há obrigações fiscais, sociais ou previdenciarias, não recolhidas?
2.1. INSS ( ) Sim ( ) Não
2.2. IRRF ( ) Sim ( ) Não
2.3. FGTS ( ) Sim ( ) Não
2.4. PIS ( ) Sim ( ) Não
Em caso positivo, relacionar(exceto dívidas parceladas): credor; data do vencimento; valor não recolhido e % da multa e juros mensais.
3. Ha dívidas públicas parceladas ( ) Sim ( ) Não
3.1. Há parcelas em atraso? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo, relacionar: credor; período em que a dívida foi contraída; data do vencimento da parcela e valor.
4. Há processos trabalhistas em andamento? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo relacionar: nome do reclamante; data de início; valor reclamado e instância.
5. Há outros processos em andamento? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo relacioná-los, informando: nome do reclamante ; data do início; valor reclamado e instância
6. Há processos administrativos em andamentos em órgãos públicos?
( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo, informar: nome do reclamante; data do início ; valor reclamado e instância
Assinatura legível do funcionário responsável pela informação e do Executivo
QUADRO DEMONOSTRATIVO II
Área administrativo-financeira
1. Há títulos em protesto? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo relacionar: credor; data do vencimento; Valor
(solicitar semestralmente Certificado dos Cartórios)
2. Há contratos de prestação de serviços? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo relacionar: contratado; natureza do serviço; período de vigência e valor financeiro;
2.1. Há alguma parcela em atraso? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo informar credor; data do vencimento e valor
3. Há financiamentos de bens ou serviços? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo informar: empresa; natureza do bem ou serviço; valor total; número de parcelas e valor de cada parcela.
3.1. Há alguma parcela atrasada ( ) Sim ( ) Não.
Caso haja relacionar: credor; data(s); valor e % multa e taxa de juros
4. Há empréstimos bancários sendo utilizados? ( ) Sim ( ) Não
Em caso afirmativo informar Agência Bancária, data em que foi tomado o empréstimo; valor emprestado e data do vencimento
5. Os repasses do Plano Cooperativo foram efetuados?
( ) Sim ( ) Não
Caso não informar o(s) mês(s) em atraso
6. Informar:
6.1. as receitas de cada mês, do período (sem empréstimos):
6.2. as despesas de cada mês, do período:
Assinatura legível do funcionário responsável pela informação e do Executivo
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