quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Assembléia da CBB em Brasília

Aconteceu em Brasília, de 16 a 20 de janeiro, mais uma assembléia anual da Convenção Batista Brasileira. Uma convenção batista é um conjunto de igrejas autônomas que cooperam em torno de objetivos comuns em diversas áreas.

A CBB não é a única convenção de igrejas batistas, mas é a maior e mais antiga em território brasileiro. Ela não tem poderes de mando sobre as igrejas, mas de recomendação e as igrejas não cooperam por obrigação, mas por maturidade.

As percepções da realidade variam de acordo com a capacidade de observação, valores e papel da pessoa na estrutura, bem como com os dados acessados. Assim, no meu ponto de vista ainda precisamos caminhar muito para chegarmos a um bom patamar.

A área missionária cumpre bem o seu papel. As duas organizações – JMM e JMN - continuam enviando missionários e estão financeiramente estáveis. Sentimos falta do diretor executivo de Missões Mundiais.

A área de educação teológica continua preocupante. A criação desordenada de seminários estaduais, a "pobre" visão dos batistas para educação e receios políticos na tomada de decisão, são os principais fatores que contribuem para a crise. A venda de patrimônio tem sido usada para apagar fogueiras, mas se novos rumos não forem adotados teremos dias piores.

A educação religiosa é, a meu ver, a pior em termos de objetividade e sinergia. As estruturas das instituições que produzem material (JUERP, Convicção Editora, JUMOC, UFMBB, UMMBB) são independentes; a JUERP está finalizando suas atividades empresariais e há falta de uma coordenação forte para dar um rumo eficiente e eficaz.

A área social avançou estruturalmente com a criação do Comitê (2007) e da Câmara de Ação Social (2008-2009). Os que militam nesta área vivem dias de esperança, mas, um olhar clínico nos ajuda a perceber significativas resistências.

Quanto às reuniões da Assembléia, em geral foram boas, com destaque para a mensagem oficial apresentada por Ebenezer Bittencourt de forte impacto, na sexta-feira à noite.

Participaram os seguintes membros da IBG: Edinete, Edvar, Fadigas, Gláucia, Josenice, Margareth, Magnólia, Maria Assis, Maria da Glória, Maria da Graça e Virgulino. A próxima assembléia será em Cuiabá, em 2010.

0 comentários: