quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O 46º aniversário da Igreja Batista da Graça, SSA, está chegando


No princípio era o Sentido, e o Sentido estava com Deus, e o Sentido era Deus”. (João 1:1)
  
Estamos nos aproximando de 26 de novembro, quando nossa Igreja completará seu 46º aniversário.  O fato de completarmos mais um ano é bastante importante dada a fragilidade da natureza da existência humana e das circunstâncias em torno das quais se desenvolve. Porém, comemorar um ano de vida apenas pela ótica da transitoriedade, não me parece o melhor motivo.

Comemoramos porque, a despeito da vida ser passageira e termos consciência da nossa temporalidade, encontramos sentidos que nos dão estabilidade, nos movem, nos fazem prosseguir e até cantar: “é bonita, é bonita e é bonita”.

Na verdade, não somente encontramos sentido à caminhada, mas a própria igreja é anunciadora de Jesus como o sentido dela. Sim, pois como disse João, o discípulo amado: “No princípio era o Sentido, e o Sentido estava com Deus, e o Sentido era Deus... E o Sentido se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade... E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça”. E o outro João, o batista, declarou: “E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus”.(João 1:1,14,16,34)

A Igreja vive em função do sentido que sua existência ganhou por ter se comprometido com Jesus Cristo como encarnação divina. Portanto, o que diferencia a igreja na sociedade é justamente a natureza do sentido que encontrou ao aceitar e comprometer-se com Jesus como manifestação da graça e amor divinos.

Igreja sem compromisso com Jesus é igreja sem sentido, sem rumo, sem direção. É igreja perdida. “Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova”. (Mt. 15.14).

A salvação que a igreja anuncia não é primeiramente de natureza geográfica, isto é, a que tira o ser humano de um lugar chamado inferno e o transporta para outro, chamado céu. É, antes de tudo, de natureza existencial, pois tem a ver com o sentido encontrado na relação com Jesus, experiência que denominamos “salvação”.

Igreja comprometida com Jesus não é a que se declara porta-voz de Deus, mas a que é porta-vida de Deus. É a qualidade de vida e não do discurso que faz com que sejamos “sal da terra e luz do mundo”, atraindo pessoas para comungar sentimentos e pensamentos.

Comemoramos, portanto, o sentido encontrado em Jesus. E nada melhor do que comemorarmos compartilhando este sentido. Daí estarmos orando uns pelos outros. Daí a realização de uma série de conferências, nos dias 24 a 26, ocasião em que a mensagem será proclamada de múltiplas maneiras. Daí nos movimentarmos para trazer amigos e irmãos para este momento especial. 

0 comentários: