segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

"Os cristão batistas em Pernambuco..."

Estive na Biblioteca do STBNB fazendo uma pesquisa e, dentre os livros, tive acesso a este, "Os cristãos batistas em Pernambuco...", de Francisco Pereira, o qual recomendo.

Apenas para registro, por se tratar de história da qual fiz parte em um período, ficam as seguintes observações, visando subsidiar eventuais pesquisadores:

1. Página 399

Assembléia Convenção Batista de Pernambuco (out/1991)
A presidência da diretoria: Israel Dourado Guerra, Edvar Gimenes de Oliveira e Livingstone Cunha. (Livingstone deixou a Secretaria em 1991 - por isso pode fazer parte da diretoria - e não em 92 como apresentado na página 400).

Esta diretoria - Israel, Edvar e Livingstone - dirigiu a Assembléia de Arcoverde (out. 91) e a de Bairro Novo (out. 92), pois foi a diretoria da transição. Até Arcoverde, a eleição ocorria na sessão de abertura, como mandava o estatuto e era responsável até a eleição  na abertura da Assembléia seguinte.

A partir daí (na Assembléia de Olinda), a eleição passou a ocorrer na penúltima sessão. Por essa razão, a diretoria que tinha na presidência Israel, Edvar e Livingstone dirigiu duas Assembléias: da abertura  da de Arcoverde (out/91) ao encerramento da de Olinda (Out. 92)

(Como não havia impedimento estatutário até a reforma estatutária de 91 em Acoverde, na Assembléia de Olinda eu era vice-presidente (eleito na abertura de Arcoverde) e diretor do CAB. A partir daí, funcionário da CBPE ou suas instituiçōes foi impedido de participar da diretoria).

2. Pag. 401

Ney Ladeia (Página 401) - Quando Ney era pastor da Igreja Batista do Zumbi ele não era capelão no CAB. Era professor de ensino religioso. Deixou o cargo de professor para trabalhar na trabalhar na JEVAN em 92. Alguns anos depois, quando deixou a JEVAN voltou a trabalhar no Colégio como capelão.

xxx

A primeira observação pode ser confirmada no Livro de Atas da CBPE. A segunda, somente em boletins semanais do CAB que foram encadernados e deixados nas bibliotecas do CAB e STBNB.

0 comentários: