terça-feira, 11 de junho de 2013

Igreja Batista da Graça: Identidade, desafios e perspectivas

Creio que estamos vivendo um momento de crise na Igreja Batista da Graça. Não crise no sentido popular da palavra, entendida como momento de conflitos, disputas ou tensão, mas no sentido de oportunidade.

Graças a Deus o ambiente reinante na Igreja é de paz, porém, como escrevemos anteriormente (Boletim de 04 de abril, “Para onde está soprando o Espírito”, disponível no “Blog do Edvar”), uma coincidência de fatores “oportunizou-nos” um momento de reflexão.

Na ocasião, identificamos a necessidade de preencher, simultaneamente, a vacância nos cargos de: 2º vice-presidente (Norton foi pastorear em São Luis - MA); Ministros de: Adoração (Odílio está indo pra Maceió), Proclamação (Palova, concursada, foi pra Itamaraju), Administração (Valdir está recuperando-se de cirurgia delicada) e Pastoral (cargo ocupado por Delor que está à frente da Congregação no Ogunjá com pouca disponibilidade para o exercício das atribuições) ; vice-presidente do CECOM (Taitana está indo pra São Luis - MA); tesoureira do CECOM (Eliana transferiu-se para IB Caminho das Árvores), Celson, coordenador da Escola de Futsal do Cecom (saúde de Nélia que também é atuante no Ministério de Ensino e Cecom, está impossibilitada de atuar e faz falta).

Essas vacâncias geram, por si só, inevitável mudança, pela forte influência do perfil do dirigente no cumprimento das atribuições do cargo.

Diante disso, há 8 anos e 4 meses à frente da igreja (e 11 meses na presidência da Convenção Batista Baiana) decidi fazer uma auto-avaliação e percebi, também, uma oportunidade de reavaliarmos nossa caminhada como Igreja, visando reorientar-nos.

Assim sendo, estamos propondo que reavaliemos nossa identidade, desafios e perspectivas.

Em relação à identidade, não nos referimos aos princípios batistas que nos caracterizam como igreja, mas às declarações de Missão, Visão Estratégica, Valores, além da identidade visual. A reavaliação poderá alterar ou não o todo ou parte desses elementos.

Em relação aos desafios, reavaliaremos o perfil social, econômico, geográfico e histórico da igreja e suas implicações práticas, à luz da pessoa de Jesus Cristo e declarações que nos norteiam a partir dele. Cada membro será chamado a manifestar se enxerga e como enxerga cada um dos sete guarda-chuvas sob os quais se abrigam os ministérios da Igreja (Adoração, Administração, Comunhão, Ensino, Pastoral, Proclamação e Serviço) e quais são os problemas que precisariam ser enfrentados.

Quanto às perspectivas, consideraremos para onde queremos ir, qual seria nosso nível de disposição espiritual e disponibilidade de recursos individuais e coletivos, a fim de desenvolvermos nossas vidas e ministério próximo de um ponto imaginário que compatibilize o desejável com o possível.

Como metodologia, os membros se manifestarão por escrito, em formulário padrão (inclusive por e-mail), até 07 de julho e finalizaremos a consulta no sábado, 13 de julho, com programação e forma de inscrição a serem publicados até 16 de junho.


Contamos com suas orações e empenho.

0 comentários: