terça-feira, 12 de junho de 2012

Comunidades Carentes - 12.06.12 - 51/100 dias de oração pelo Brasil


Todos nós somos carentes, todos necessitamos de algo. Necessitamos de afeto, cuidado, atenção, vestuário, paz, alimento, habitação, graça divina e humana, enfim. Antes, então, de orar por comunidades carentes, precisamos definir: "carentes de que"? Dependendo da resposta, a composição da comunidade pela qual estamos orando hoje, pode mudar.


Sugiro que pare por um instante e responda pra si mesmo: qual é a minha maior carência? Respondeu? Responda também: essa minha carência representa um caso isolado, específico, ou constitui-se, digamos, uma questão "social"? Você conhece algum movimento, por menor que seja, do qual essa carência seja o centro? Se não sabe, arrisque procurar em redes sociais. A probabilidade de encontrar é grande!


Aproveite, então, este momento de oração, para fazer um levantamento das possíveis causas de sua carência e, depois, dos caminhos possíveis para superá-las!


No imaginário de grande parte da população, falar em comunidades carentes é falar a respeito de pessoas empobrecidas pelos sistemas, sem acesso à educação, a trabalho, a saneamento básico, à alimentação adequada, à segurança, à saúde ou  a transporte, por exemplo. Isso porque, tais comunidades tornaram-se comuns, especialmente nas grandes cidades. Tão comuns que muita gente nem se sente mais incomodada. Ver tais comunidades tornou-se rotina e convivemos com isso como se a situação fosse fruto de determinação divina ou simplesmente, de indisposição
para o trabalho dos que delas participam.


Na verdade, sabemos que não é bem assim.


Se partíssemos da estaca zero em direção à plena qualidade de vida, colocando diante de todos as mesmas condições e oportunidades, claro que ainda assim haveria pessoas com diferentes padrões de vida, por uma série de variáveis. Porém, nossa luta não é para que todos tenham o mesmo, mas para que todos tenham as mesmas oportunidades e condições de escolher o que lhes é necessário para viver de maneira digna.


Como não estamos partindo da estaca zero, devemos nos lembrar de que, no decorrer da história, todos os sistemas de vida - religioso, político, econômico, educacional, enfim - são resultado do predomìnio, muita vez abusivo, de alguém sobre alguém. Nessa disputa para fazer prevalecer determinada vontade, meios nem sempre éticos foram usados. Daí que os sistemas sempre beneficiam e beneficiarão mais uns do que outros.


Quem nasce em famílias "desfavorecidas" pelos sistemas,  acaba pagando caro,
por sequer ter idéia clara do que seja vida digna. Enquanto uns falam em milhões com muita naturalidade, a imensa maioria fala em centavos com muita ansiedade. O problema é que, "como nenhum homem é uma ilha", os que conseguem se beneficiar dos sistemas também vão sendo encurralados e suas vidas passam a se desenvolver dentro de uma gaiola de ouro. De ouro, mas gaiola.


A razão espiritual - não mística ou religiosa - é a base de tudo. A atenção a ela não deve ser somente de instituições religiosas. Na verdade, instituições religiosas muita vez corroboram, confirmam, abonam a degradação da espiritualidade.  Porém, como ela - a razão espiritual - afeta não só os individuos, mas também as estruturas por eles construídas através da luta pelo poder e dinheiro, o trabalho pela restauração do espíritual no indivíduo é essencial, mas, desprezar processo semelhante nas estruturas que cooperam para o agravamento das carências humanas, é um equívoco.

E mais: esta luta não tem fim. Cada geração deve estar atenta e lutar para que princípios como amor, justiça, solidariedade, honestidade, transparência, por exemplo, prevaleçam.

Orar por comunidades carentes deve ser, então, uma oportunidade para pensarmos não somente em como ajudá-as no atendimento de suas necessidades visíveis, mas também para pensar no que podemos fazer para modificar as causas invisíveis (pra imensa maioria). Isso envolve predisposição ético-espiritual, vontade política e uma boa dose de competência técnica.


Quem se dispõe?
 
Abraços do seu pastor,

0 comentários: