quarta-feira, 27 de abril de 2016

Carta de Santos - 96ª Assembléia da Convenção Batista Brasileira

Segue cópia da proposta de "Carta de Santos", publicada (lida) no apagar das luzes da última sessão deliberativa da 96ª Assembléia da Convenção Batista Brasileira e, por proposta do plenário, encaminhada ao Conselho Geral para estudo, deliberação e publicação.

ASSEMBLÉIA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA
CARTA DE SANTOS

“Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor...” (Salmos 33:12)

Os batistas brasileiros filiados à Convenção Batista Brasileira que agrega mais de 3 milhões de brasileiros, reunidos na cidade de Santos, SP, entendendo como sendo seu papel bíblico: a) ser sal da terra e luz do mundo (Mt. 5:13-14; Fil. 2:15 NVI); b) viver de maneira inconformada com aquilo que danifica a beleza da criação divina (Rom. 12:1 e Gen. 1;31); c) orar pelas autoridades, a fim de que elas cumpram os poderes a elas atribuídos, visando proporcionar ao povo “vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade” (I Tim. 2:2); vêm a público manifestar seus pensamentos, sentimentos e compromissos relacionados à atual conjuntura brasileira:

1) É notório que esteja instalado em toda a sociedade um ambiente de desrespeito à divergência, destacando que preferimos a expressão “desrespeito à divergência” à expressão “intolerância”, por entendermos como batistas, que a liberdade de pensamento e de crença são inerentes à condição humana e não a uma concessão virtuosa de pessoas para pessoas ou de instituições para pessoas.

Reconhecemos, como batistas, que esse desrespeito à divergência é histórico no meio religioso e que, até mesmo entre nós, cujos princípios e história nos inspiram a fortalecer a caminhada entre diferentes, mesmo assim, há sinais de dificuldades com a convivência na diversidade.

Reconhecemos, também, que contribuem para esta dificuldade de convivência pacífica, as diferenças ideológicas, políticas e econômicas que têm como eixo mais visível a distância existente entre aqueles que têm infinitamente mais do que necessitam para viver e aqueles que não têm sequer o necessário para sobreviver com dignidade.

Entendemos que esse quadro ideológico-político-econômico é responsável pelo fortalecimento da cultura social do “nós contra eles”, e que, não sendo - essa cultura - contida de forma consciente e planejada, ela poderá se desdobrar em maiores danos, talvez irreparáveis a toda uma geração.

2) É notório o nível de corrupção que vêm sendo revelado em conseqüência de novas legislações, de modernização tecnológica – ferramentas de investigação e meios de comunicação - e do empenho de instituições como o Ministério Público Federal, Polícia Federal, Receita Federal e Poder Judiciário, tornando mensuráveis e assustadores os prejuízos que a mesma produz à vida da sociedade, inclusive contribuindo ao agravamento da injustiça social e a manutenção da miséria.

A revelação da corrupção nos leva a concluir que a falta de investimento prioritário, devidamente planejado e administrado em, por exemplo, educação, saúde, segurança, transporte e saneamento básico de qualidade, decorre não da falta de recursos, mas da malversação deles e do desejo desenfreado de alguns pela concentração de renda.

Os avanços nos mecanismos de combate à corrupção são benéficos, mas preocupa-nos a possibilidade de sua utilização em benefício de interesses outros que não sejam os da coletividade, mas apenas aos de segmentos habituados a se beneficiarem do poder para manutenção de seus privilégios, em detrimento do bem-estar de toda a sociedade.

3) É notória a instabilidade política que nos envolve, seja pelos conflitos visíveis entre poderes da República e dentro deles, seja pelas expressivas manifestações populares nas ruas.

A possibilidade de mudança do comando no Poder Executivo brasileiro, liderada por pessoas também citadas nas investigações da Operação Lava Jato da Polícia Federal nos indica que a instabilidade politica é generalizada.

Acreditamos que o amor ao dinheiro – raiz de todos os males (I Tim. 6:9-10) – da parte daqueles que detém poderes decisórios na República, juntamente com aqueles que historicamente construíram mecanismos de acúmulo financeiro e de poder, por um lado, e, por outro, a falta de dinheiro da parte daqueles que dependem de serviços públicos de qualidade, são o eixo em torno do qual gira a instabilidade.

Entendemos que a “dinheirização do poder” em detrimento dos valores espirituais da vida aprofunda o fosso que nos divide, criando condições favoráveis à instabilidade política.

4) É notória a falta de priorização no fortalecimento da instituicão família, manifesta por ideologias midiáticas e em algumas prioridades politico-governamentais.

Entendemos que as mensagens objetivas e subliminares transmitidas por grandes meios de comunicação de massa, por serem concessões públicas, deveriam fortalecer o que é para o bem estar público e não alimentar o adoecimento e destruição dos valores da família.

Percebe-se o empenho de alguns setores governamentais na educação e saúde em favor do justo e legítimo direito de minorias, próprio de estados democráticos e laicos, contudo consideramos desproporcional ao empenho em favor do fortalecimento da Instituição família.

5) É notório o equívoco nas prioridades de investimento público, demonstrado na construção de grandes estádios e obras em favor da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, enquanto a população continua sem acesso a hospitais ou escolas de qualidade e segurança.

Entendemos que tais prioridades impossibilitam à população, especialmente às crianças e adolescentes deste país, desenvolver-se em ambiente no qual haja esperança de futuro mais digno e que faça jus à sua criação na condição de imagem e semelhança de Deus.

O descompasso entre desejos alimentados no coração de nossas crianças através de apelos publicitários e as reais condições de renda, vestuário, habitação e transporte, favorecem a sua frustração e alimentam a violência.

Entendemos que isso ocorre por uma nociva secundarização do estímulo ao investimento em valores espirituais, diante de um necessário consumo material (responsável pela movimentação econômica e empregabilidade), mas que, por não ter norte espiritual, empobrece a humanidade e seus relacionamentos com os semelhantes e com o meio ambiente que a cerca.

Frente a este cenário, nós batistas brasileiros nos propomos a envidar todos os esforços necessários à construção de uma sociedade melhor e mais justa, através do exemplo e serviço, bem como conclamamos o povo brasileiro a unir-se a nós, nos seguintes propósitos:

a) Investir no fortalecimento espiritual, vivendo e anunciando o evangelho puro e simples de Jesus que visa a restaurar, no ser humano e nas estruturas que sustentam sua existência, a imagem amorosa e justa do Criador, resgatando assim a igualdade essencial de todos os seres humanos;
b) Lutar pelo respeito ao Estado Democrático de Direito, reagindo de maneira contundente e inequívoca em favor da rigorosa aplicação do texto constitucional, denunciando qualquer tipo de manobra geradora de rupturas inconstitucionais;
c) Apoiar a criação de leis que dificultem a impunidade, a exemplo das “10 medidas de combate à corrupção”, bem como lutar a fim de que o acesso aos direitos por elas proporcionado seja acessível a todos, independente das condições sócio-econômicas individuais e que suas penalidades sejam aplicadas de maneira igualitária a todos os brasileiros;
d) Apoiar a realização, sempre que necessário, de operações investigativas a exemplo da conhecida “Lava Jato”, as quais devem ocorrer estritamente de acordo com a legislação vigente e sem privilegiar ou discriminar investigados;
e) Defender reformas político-eleitorais que favoreçam não somente a democratização do voto, mas também a participação de cada cidadão em igualdade de condições;
f) Investir na transparência da informação, visando a um melhor gerenciamento das ações e resultados com a redução de manipulações perniciosas à coletividade;
g) Reafirmar nosso compromisso de somar esforços no combate ao abandono, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; o nosso NÃO ao trabalho Infantil, aos maus tratos, espancamento, negligencia e diretrizes educacionais equivocadas que têm colocado nossas crianças em risco social e pessoal e o nosso SIM ao fortalecimento dos vínculos familiares, para que os membros da família cuidem uns dos outros.
h) Orar e trabalhar para que a presente tensão política vivida pelo país seja administrada dentro da legalidade e da ética pelos que foram investidos de poder para tal, considerando-se como oportunidade de aperfeiçoamento das regras de convivência democrática e que, em vez de aprofundar o fosso de divergências, nos aproxime e nos permita ser partícipes na construção de dias melhores para todos.

Que Deus continue abençoando nosso querido Brasil

Santos, abril de 2016

A Comissão,

Magaly Arruda, AM
Klaudy Garros, RS
Hilquias Paim, PR
Genilson Vaz, SP
Edvar Gimenes, BA - relator

0 comentários: