quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ir e vir a serviço do Senhor




"A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita". (Mt. 9.37-38)

Este domingo, 24 de fevereiro marca a vida de nossa igreja por uma dupla experiência: por um lado louvamos a Deus por duas vidas jovens que, dando ouvido a um chamado interior, partem do nosso meio para longe, a fim de dedicar um ano servindo exclusivamente ao Senhor. Por outro lado, estamos clamando por mais voluntários para ajudar-nos a servir aqui mesmo, trabalhando com crianças que são dominicalmente trazidas para aprender sobre Jesus e seus caminhos.

Eddy, filho de Elba e Edson, e Lorena, filha de Ithamar e Jaime, atenderam ao chamado feito através do Grupo EMME – Escola de Ministério de Música e Evangelismo - e decidiram dedicar um ano de suas vidas, em final de adolescência, ao ministério da proclamação do evangelho através da arte, especialmente a musical. Neste período, construirão conhecimentos e acumularão experiências que terão grande impacto em seu modo de ser no mundo. Suas vidas sem dúvida serão marcadas com um antes e um depois. Mas também, muitas vidas serão marcadas pela cooperação deles com um grupo que viaja o país levando o amor de Deus manifesto em Cristo Jesus.

A Igreja Batista da Graça perderá a presença regular, durante um ano, de dois jovens de bem, servos de Deus, simpáticos, amigos, talentosos, mas o mundo, certamente, ganhará e isso nos alegra, pois o reino de Deus se fará ainda mais presente e de maneira mais ampla através de suas atitudes, palavra e ações.

O “Geração Graça”, por seu lado, é um instrumento de Deus que se desenvolve aqui mesmo, em nossa sede. Em vez de ir, as pessoas que servem a Deus através dele, vêm! E esse vir faz profunda diferença, especialmente em vidas em processo de construção. O impacto no caminhar de quem passa por uma classe infantil na Escola Bíblica Dominical pode não ser lembrado em sua forma e conteúdo, mas indiscutivelmente, as marcas positivas deixadas fazem diferença. Se pudéssemos comparar cada ensino  trabalhado, com o impacto no modo de ser depois, sem dúvida perceberíamos a importância deste ministério.

Lamento por pais que não valorizam este investimento. São prontos para oferecer viagens, presentes ou cursos para o preparo profissional, corporal, social, às suas crianças, mas quando se trata de investir tempo e energia na dimensão espiritual, no aprendizado da palavra de Deus, são hábeis para apresentar justificativas. Lamento porque, nesses quase 30 anos de ministério pastoral, pude constatar a valorização tardia, quando já não havia mais o que fazer.

Por lamentar a atitude de pais e constatar o sofrimento causado por filhos que cresceram sem perceberem o valor da palavra, oro ao Senhor que envie mais trabalhadores para o “Geração Graça”. Trabalhadores – homens e mulheres – decididos a investir um pouco do seu tempo, conhecimento e experiência na educação espiritual de nossas crianças, na certeza de que, no Senhor, seu trabalho não será inútil (I Cor. 15.58).
 
Louvemos a Deus pela vida dos que partem, tanto quanto pela vida dos que vêm, a fim de que, seja indo ou vindo, vidas seja salvas e edificadas, glorificando o criador que graciosamente se manifestou a nós em Cristo Jesus, nosso Senhor.

0 comentários: