sábado, 15 de agosto de 2009

A missão dos seguidores de Cristo

Textos:
Texto bíblico: Mateus 10 e 11
Texto áureo - Mateus 11.27

Comentários da lição:
Cristo nos chama não apenas para recebermos uma salvação escatológica, isto é, uma salvação que tem a ver somente com a vida futura, no céu, mas para uma salvação que começa no momento em que o recebemos como Senhor e Salvador. Ele nos chama não para ficarmos dentro do templo, aguardando a morte chegar para estarmos com ele na glória, mas para participarmos do desafio contínuo de fazer brilhar, no dia-a-dia, os efeitos da salvação, em nossa própria vida, na vida das pessoas que nos cercam e nas estruturas naturais e sociais em que a vida se desenvolve.
A salvação futura é uma continuidade, é o ápice da salvação que teve início quando fomos alcançados por Jesus e não a razão suprema da nossa fé. Essa compreensão é determinante na definição da nossa missão. Cabe a cada um, descobrir os melhores meios de cumprir a missão de anunciar e manifestar o amor de Deus ao mundo.


Mateus 10.1-42 - Chamada e capacitação dos doze para a Missão

Jesus contava com um grupo especial de 12 discípulos. Esse número, certamente não tem significado místico; trata-se apenas do uso de um referencial cultural, relacionado às doze tribos de Israel.

Jesus capacitou os doze para uma missão específica, apontando-lhes referenciais de procedimento diante das situações que enfrentariam. Dividimos tais referenciais em cinco grupos:

1. Referenciais espirituais
1.1. Anuncio da chegada do Reino de Deus(7)
1.2. Anuncio da paz sobre as casas dignas e retirada da paz das indignas(13)
1.3. Confiança na presença do Espírito Santo(19-20)
1.4. Convicção de que a verdade prevaleceria (26)
1.5. Confiança plena em Deus(29-33)

2. Referenciais sobrenaturais
2.1. Poder sobre espíritos imundos(1)
2.2. Poder para expulsar demônios, curar doenças e enfermidades e ressuscitar mortos(8)

3. Referenciais sobre abnegação
3.1. Agir de graça(8)
3.2. Não levar consigo ouro, prata ou cobre(9,10)
3.3. Levar somente a roupa do corpo(10)
3.4. Estar cientes de que seriam perseguidos(22)
3.5. Estar cientes de que seriam agredidos verbalmente(25)
3.6. Agir com coragem(26. 28)
3.7. Estar cientes de que seriam traídos por parentes (36)
3.8. Colocar o amor a Deus acima de tudo(37-39)

4. Referenciais de natureza política
4.1. Não ir aos gentios nem aos Samaritanos(5)
4.2. Priorizar as ovelhas de Israel(6)
4.3. Ter consciência de que o salário é digno de ser recebido(10)
4.4. Hospedar-se em casas de pessoas dignas(11)
4.5. Não brigar com os que não receberem a palavra; apenas sacudir o pó daquele lugar(14)
4.6. Ser prudente como as serpentes e simples como as pombas(16)
4.7. Ter cautela com os homens pois eles os entregariam para serem julgados e açoitados(17)
4.8. Ter consciência de que não deveriam ser maiores do que o mestre mas iguais a ele(24,25)
4.9. Tornar pública a mensagem de Jesus(27)
4.10. Não colocar a paz como valor absoluto(34-35)

5. Referenciais sobre recompensa
5.1. Para os discípulos (22)
5.2. Para os hospedeiros(40-42)


Mateus 11.1-19 - João Batista e Cristo: dois personagens e uma missão

João Batista estava preso e enviou seus discípulos para confirmarem se Jesus era, de fato, o enviado de Deus. A resposta de Jesus foi que eles testemunhassem a João, as obras que o viram realizar. Tais obras eram sinais indiscutíveis de que ele era o enviado de Deus. Eram obras que resgatavam a dignidade e o valor do ser humano, em suas múltiplas dimensões, coisas que somente um Deus encarnado poderia realizar.

João Batista reconhece a missão de Jesus e Jesus, por sua vez, reconhece perante às multidões, a missão de João, de preparar o caminho para o Salvador. Reconhece a grandeza de João e informa que a menor das pessoas, no Reino de Deus, seria maior do que ele.

As diferenças de postura entre João e Jesus eram evidentes. João era pouco sociável e preferia lugares desérticos enquanto Jesus vivia no meio das pessoas, especialmente das marginalizadas, festejando com elas(Mt. 11.19).

Mateus 11. 20-24 Cidades privilegiadas na Missão de Jesus

As cidades que receberam atenção especial de Jesus, onde ele, em pessoa, realizou a maior parte dos seus milagres, não se arrependeram de seus pecados. Diante da incredulidade delas, o tom de Jesus, diferente do estilo de João, era de tristeza mas o juízo de Deus estava declarado: Corazim, Betsaida e Cafarnaum foram consideradas piores do que Tiro, Sidom e Sodoma e a sentença que pesaria sobre aquelas seria pior do que a sentença destas que não contaram com a presença do Salvador, realizando milagres. Segundo Jesus, o arrependimento tomaria conta destas cidades, caso tivessem tido a oportunidade que Corazim, Betsaida e Cafarnaum tiveram.

Há segmentos do cristianismo que advogam a necessidade de milagres para que a pregação do evangelho seja autenticada como verdadeira e as pessoas se convertam. No texto em pauta, percebemos a falácia dessa tese.

A LIÇÃO EM FOCO

1. Missão tem a ver com a razão de ser da nossa existência. Durante muito tempo se pregou em nossas igrejas que evangelizar seria a nossa única missão. Essa compreensão refletia um período em que as igrejas batistas estavam se estabelecendo no país e nossos dirigentes - missionários norte-americanos - traziam consigo um profundo ardor missionário.
Hoje, sendo uma denominação amadurecida, continuamos crendo na evangelização como essencial na missão da igreja, porém, a missão envolve outros elementos como adoração, comunhão, edificação e atuação social. Esses quatro elementos e a evangelização, formam a razão da existência da igreja. A igreja que se qualifica para desenvolver bem essas dimensões, crescerá naturalmente.

2. João Batista e Jesus eram bem diferentes e o povo reconhecia isso(Mt. 11.18-19). Suas diferenças, porém, não foram vistas como motivo de disputas pessoais. Pelo contrário, ambos tinham clareza de seus papéis e cumpriram sua parte fazendo a vontade de Deus.
Da mesma forma hoje, a igreja de Jesus Cristo é formada por pessoas diferentes em todas as dimensões. Diferenças físicas, acadêmicas e econômicas são aceitas com certa naturalidade. A dificuldade é com as diferenças na forma de perceber a realidade - pensamentos - e, consequentemente, de se relacionar com ela - ações.
A cultura autoritária que durante séculos predominou entre nós determinou que todos deveriam pensar e agir uniformemente, diferentemente dos exemplos encontrados no Novo Testamento. Sendo Cristo o nosso Senhor, devemos viver em torno dele e, ainda que percebamos a realidade de forma diferente, podemos permanecer unidos em seu amor, realizando a sua obra.

3. O misticismo fundamentalista que tomou conta das igrejas nas últimas décadas, tem anunciado que a missão dada aos doze, naquele projeto especifico, deve ser estendida, em forma e conteúdo, a todos, em todas as épocas e em todos os lugares.
Confrontando a referida Missão com as tentativas de reprodução da mesma hoje, percebemos que seus adeptos se prendem quase que exclusivamente aos referenciais sobrenaturais, em detrimento dos demais.
Além disso, quando fazemos uma análise mais criteriosa desse projeto de Jesus para os doze, vemos que há alguns aspectos que não podem ser aplicados hoje. Um exemplo é a restrição aos gentios e samaritanos (V. 5) que contraria a universalidade da pregação(MT 28.19).
O que esse projeto de Jesus para os doze tem a ver com a nossa missão hoje? A missão que temos diante de nós é extremamente desafiadora e, por isso, muitos riscos estão presentes.
No Brasil, por exemplo, os avanços democráticos nas relações sociais impõem leis que impedem a discriminação enquanto no Afeganistão, as próprias leis são discriminatórias. O desafio, nesse caso, é ser sábio, sob a orientação do Espírito Santo de Deus, para agir em cada contexto da forma mais adequada.
Portanto, em relação ao texto em pauta, devemos refletir profundamente, no contexto em que foi produzido e, em vez de tentar reproduzi-lo literalmente, podemos extrair dele as lições aplicáveis à nossa missão hoje.

4. O que autentica nossa mensagem com sendo verdadeira? O que indica que somos filhos de Deus e não das trevas? Qual é a prova de que somos novas criaturas em Cristo?
Alguns defendem que a evidência de que somos verdadeiros missionários de Cristo são as manifestações de natureza mística. Segundo eles, a prova de que pertencem a Deus são os milagres que acontecem na igreja; acreditam que, através da realização de milagres as pessoas crerão em Deus.
Outros acreditam que a prova de que somos missionários de Cristo é a preservação de costumes culturais dos tempos em que o Novo Testamento foi escrito. Assim, estabelecem regras sobre tipos de roupa, cortes de cabelos, formas de saudação, enfim que devem caracterizar o "verdadeiro crente".
A Bíblia porém é muito clara: "Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos"(I Jo 3.14). É o amor que deve autenticar nossa missão. Por isso, "todos as vossas obras sejam feitas em amor" (I Cor. 16.14). Se houver amor em nós, o mundo perceberá que Cristo faz a diferença e cumpriremos nossa missão.

0 comentários: