sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Uma igreja com rosto bereano

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (At. 17:11)


Ser uma igreja com rosto bereano é o caminho para o desenvolvimento de vidas saudáveis (ou santas, se preferirem a linguagem bíblico-sacerdotal) em todas as suas dimensões. Precisamos, porém,esclarecer o que significa uma igreja com esse perfil.

Beréia, hoje Véria, era uma cidade, não uma igreja, localizada na Macedônia. Seus moradores – os bereanos - ficaram conhecidos, por sua busca pela verdade dasEscriturasEssa, porém, não é a marca número um desta comunidade. Pelo menos não no livro de Atos, onde ela é citada.

A busca pela verdade bíblica, como marca,  ganhou destaque em face da necessidadede afirmação e divulgação da ideologia protestante, sustentada mais enfaticamente desde os tempos de Lutero, cujos fundamentos incluía a expressão “Sola Scriptura.(Os demais pilares da Reforma Luterana eram: Sola fideSolus Christus, Sola Gratia,Solo Deo Gloria).

Reconhecer que a ênfase à utilização das Escrituras como parâmetro não era sua marca principal, não diminui a importância delas para os bereanos. Apenas escalona os fatos registrados em Atosenfatizando em primeiro lugar, aquilo que, de fato, foi enfatizado em primeiro lugar, quando da caracterização dos cidadãos desta cidade.

Ao colocar as coisas em seus devidos lugares, reconhece-se que o respeito e acolhimento ao outro é o elemento de destaque e só depois vem a busca, nãoobsessão, pela verdade das Escrituras. Essa ordem sequencial tem o mérito dedesqualificar atitudes fundamentalistas geradoras de doenças tanto na igreja, quanto na sociedade em geral.

A referência bíblica, citada em epígrafe, destaca como marca principal dos bereanos,o fato de serem mais nobres do que os cidadãos de tessalônica. Esta nobreza foi reconhecida porque os bereanos receberem de bom grado a pregação de Paulo,enquanto os Tessalônica, como lemos em Atos 17:1-9, receberam com atitudesgrosseiras, más. A postura, portanto, dos cidadãos de ambas as cidades, foiantagônica.

Em Tessalônicaa reação à pregação de Paulo foi: inveja, tumulto, mentira, culminando com prisão, bem diferente do que ocorreu entre os bereanos. Os deTessalônica eram tão fundamentalistas que, sabendo que Paulo estava pregando naBeréia, foram pra lá criar tumulto, fato que fez com que Paulo precisasse sairescoltado da cidade.

Fica evidente, então, que a razão número um da nobreza dos bereanos era sua capacidade de respeitar e dialogar em torno das Escrituras (que, então, ainda não eram canonizadas, nem compiladas como hoje).

Com esta observação, as Escrituras continuam sendo o eixo em torno do qual a fé eraconceitualmente elaborada pelos bereanos. Porém, o foco da nobreza do grupo deixa de ser uma ideologia obsessiva pela “verdade bíblica”, nos termos e tons quefundamentalistas utilizam essa expressão e passa a ser a capacidade de acolher,respeitar e dialogar com o outro, cujas ideias são diferentespostura totalmenteestranha à dos fundamentalistas tessalonicenses.

Assim sendo, uma igreja com rosto bereano é aquela que demonstra capacidade para acolher, ouvir e dialogar em torno das Escrituras, de maneira honesta, saudável e nãoobsessiva, como ocorreu com cidadãos tessalonicenses. Esse é o rosto que queremos ter.

0 comentários: