segunda-feira, 31 de julho de 2017

O outro em comunhão - I João 1:7

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João‬ ‭1:7‬)

O Deus que se revela em Jesus é um Deus plural. Assim ele se revela quando se convida a criar em Gen. 1:26 (Façamos...) e quando cria a humanidade em Gen. 1:27 (...homem e mulher...), assim ele se afirma, ao orar pela humanidade reconciliada: "para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João‬ ‭17:21‬).

Ele, que está na luz sendo plural, na pluralidade nos desafia a sermos luz com os outros, como ele. Se na filosofia de J.P. Sarte "o inferno são os outros", na teologia do Deus que se revela em Jesus "os outros" são parceiros de manifestação da presença luminosa divina que se manifesta em comunhão.

Na comunhão com Deus - não PRIMEIRAMENTE na observância de dogmas, na participação de eventos religiosos de sociabilidade ou na adesão à instituição que os produz - nossas vidas são "desinfernizadas" e o outro, um irmão, como nós, em processo de purificação em Jesus.

0 comentários: