sexta-feira, 28 de julho de 2017

Proclamação da alegria - I João 1:4

“Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.” (1 João‬ ‭1:4‬)

Há quem faça uso da "palavra" para produzir  reação rápida dos ouvintes ou leitores aos apelos. Enchem o público alvo de sentimentos como medo ou culpa para arrancar decisões espetaculosas regadas à lágrimas, cujos resultados são tão duradouros quanto flores do campo. Porém, gerar medo ou sentimento de culpa não é finalidade da proclamação do evangelho.

Gerar medo ou culpa são formas de manipulação usadas por quem busca resultados imediatos para impressionar. É a mesma tática de propaganda usada por determinadas empresas para vender seus produtos. Até conseguem compradores "desavisados", mas com nível zero de fidelidade ao produto.

A proclamação do evangelho dispensa manipulação. Sua essência - diferente do evangeliquez de empreendimentos religiosos - atende necessidades reais e profundas da alma humana. Quem a ouve, responde positivamente, pois ela não ilude com promessas de riso fácil ou ausência de aflições ou ainda, muito menos, com exigências desumanas. Antes, gera alegria, um tipo de experiência produzida pela presença graciosa de Deus, inclusive em meio a vales da sombra da morte.

0 comentários: