terça-feira, 3 de maio de 2011

Os focos do ministério esportivo da IBG.SSA

Visando tornar reais os compromissos decorrentes da missão e visão estratégica da IBG, nesses últimos 6 meses nossa atenção esteve voltada para a construção da quadra polivalente. Isso porque o uso do referido espaço influenciará significativamente a dinâmica da Igreja, do Cecom e seus relacionamentos com nossos vizinhos e amigos.

Os relacionamentos internos sofrerão impacto a partir do momento em que as pessoas terão mais oportunidade de estarem juntas em situações de descontração, podendo conhecer-se melhor mutuamente. Assim, nesse primeiro foco do ministério, elas poderão partilhar suas dores e prazeres, sonhos e lutas e, solidariamente, trocar idéias que gerem soluções para um viver individual e coletivo melhor.

Os relacionamentos com amigos, vizinhos e irmãos de outras igrejas também sofrerão impacto porque eles serão convidados para estar conosco não somente em função dos jogos de quadra, mas também dos de mesa que serão disponibilizados no salão de lazer, além de atividades esportivas externas que serão estimuladas. A expectativa é que nossas vidas (atitudes) falem tão alto que eles não precisem ouvir nossas vozes anunciando o amor de Deus.

Se pretendemos anunciar Cristo através de nossas atitudes, também está em nosso projeto fazê-lo com palavras. Assim, um segundo foco de atuação do ministério esportivo será o das atividades voltadas para o ensino da Palavra de Deus. Isso será feito usando atividades esportivas direcionadas especialmente para crianças. Já temos líderes treinados para isso e cheios de vontade para trabalhar.

Acreditamos que, ensinando crianças nos caminhos de Deus expressos na vida de Jesus (não da religião institucionalizada), daremos a elas um sentido que as ajudará na redução do risco de se envolverem com drogas. Assim, teremos que investir muito menos na recuperação de criminosos.  Queremos que o lugar onde estamos inseridos seja uma Cristolândia, antes que se transforme numa Cracolândia.

Finalmente, nosso terceiro foco será voltado para uma ação social através do estímulo à formação de atletas olímpicos em diversas modalidades. Isso se dará através de escolinhas esportivas e de qualificação de voluntários, visando a inserção em um universo mais amplo, seja municipal, estadual ou nacional. Acreditamos que esta área de atuação poderá tornar-se o eixo principal de atração da atuação do Cecom junto às famílias, se soubermos tirar proveito das possibilidades e oportunidades decorrentes e agirmos com consciência e paixão.

Com esses focos, a imagem e realidade da igreja serão fortalecidas não como uma organização contemplativa que cultiva reflexão pela reflexão, sem ação, mas como um laboratório de experiências que visam proporcionar melhor qualidade nos relacionamentos com Deus, com o semelhante e com o meio ambiente onde está inserida.

0 comentários: