sábado, 24 de dezembro de 2016

Papai Noel X Jesus, no Natal

Papai Noel não é páreo para alguém "que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se".

Você acha que um Jesus, que foi capaz de abrir mão da condição divina pra ser servo e agir o ano inteiro como presente de Deus em nossos corações, estaria preocupado com um Papai Noel que aparece uma vez pro ano pra ficar com a fama de dar presente que todos sabemos não ser real?

Páreo pra Jesus é o egoismo, a falta de solidariedade, o desamor, a idolatria do ter, a injustiça individual e social, o individualismo, o poder usurpador, enfim, que alimentamos o ano inteiro em nossos corações e em relacionamentos interpessoais e, pior, a falsidade que, depois disso tudo, nos encoraja a nos vestirmos de Papai Noel no Natal e sairmos pelas festas e redes sociais distribuindo presentinhos e sorrisos muita vez incompatíveis com o que fizemos durante o ano com as pessoas.

Se você tem se empenhado pra agir generosamente, não só em termos materiais, mas também espirituais, emocionais, sociais, enfim, durante o ano, você tem autoridade até pra se vestir de Papai Noel, cantar musiquinhas natalinas e curtir com alegria este momento cultural de fraternidade, sem precisar colocar-se moralmente em defesa de Jesus de Nazaré contra Papai Noel.

Aliás, nem de defesa Jesus precisa, pois sabe muito bem se defender, da forma que julga adequada e não com o seu e o meu discurso. Jesus não precisa de advogado ou defensoria, mas de amigos-servos...

Com Noel e suas musiquinhas ou não, "seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (Filipenses‬ ‭2:5-11‬)

Feliz Natal bem nordestino!
Edvar Gimenes de Oliveira

(Com Gláucia Gimenes, Mônica GH, Raphael Carvalho Gimenes & Cia Ilimitada)

0 comentários: