domingo, 27 de agosto de 2017

Perdoados - I João 2:12

“Filhinhos, eu escrevo a vocês porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.” (1 João‬ ‭2:12‬)

Há um sentimento de culpa saudável. É aquele que serve como luz de alerta sempre que nos damos conta de termos feito algo nocivo à vida. Quando aparece, melhor é reconhecer o erro, avaliar as razões do cometimento, elaborar meios e firmar propósito para não repetí-lo. Se afetou terceiros, procurar a pessoa, pedir perdão e fazer os reparos possíveis.

Há quem experimente sentimento de culpa patológico. Esses não conseguem experimentar perdão. Vivem a angústia de quem não se perdoa. Precisam de ajuda terapêutica. Há os psicopatas que não experimentariam sentimento de culpa, segundo especialistas. Afundam em seus erros, prejudicando quem os atrapalhem em seus planos.

A todos, entretanto, a graça divina foi disponibilizada. Ninguém precisa carregar "ad aeternum" o peso, as dores, de seus desvio, de seus erros, de seus pecados. Foi para isto que Jesus morreu, teologicamente falando: para que nossos pecados fossem perdoados e pudéssemos recomeçar, sem as angústias que eles nos fazem sentir, sem a exploração e opressão de instituições religiosas pecaminosas.

0 comentários: