terça-feira, 5 de setembro de 2017

Ser vitorioso - I João 2:13

“Pais, eu escrevo a vocês porque conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu escrevo a vocês porque venceram o Maligno.” (1 João‬ ‭2:13‬)

Todos almejam ser vitoriosos naquilo que se propõem a fazer. Ninguém, em sã consciência, pensa em sua própria vida ou envolve-se em um projeto visando ser derrotado. Se é assim na vida como um todo, não poderia ser diferente em sua dimensão espiritual, em particular.

Independente do significado que João pretendeu dar às expressões "pais" e "jovens" - se condição de vida ou estágio espiritual -, inegável é que, segundo a fé cristã e a experiência de muitos nela, inclusive minha, conhecer a Jesus é essencial para alcançarmos vida vitoriosa.

"Ser vitorioso", quando relacionado a Jesus, não tem o mesmo significado dado por quem não prioriza o espiritual. Esses creem que o que evidencia vitória é o acúmulo de bens, de poder, de prestígio social. Em Jesus,  porém, ser vitorioso é ser capaz de amar, de dar-se em favor de causas coletivas, especialmente ligadas a pessoas marginalizadas e, por isso, de vencer o maligno em seus múltiplos formatos de manifestação.

0 comentários: