segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Graça para amar - I João 3:14

“Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.” (1 João‬ ‭3:14‬)

Quando eu era adolescente, li um livro do evangelista Billy Graham no qual ele ilustrava que seu cachorro não fumava, não bebia bebidas alcoólicas, não ia ao cinema, não dançava, enfim, nem por isso poderia ser identificado como uma nova criatura em Cristo.

João nos aponta vários traços que caracterizam a personalidade de uma pessoa que teve um encontro com Jesus. Exemplos: não anda em trevas, isto é, fora da comunhão, (1:6); se assume como pecador (1:10); obedece os mandamentos de Jesus (2:3); anda como Jesus andou (2:6); não odeia seu irmão (2:9); pratica a justiça (2:29); não permanece no pecado (3:6); não pratica o pecado (3:9) e ama os irmãos (3:14). A partir deste ponto (3:14), outros traços continuarão a aparecer, mas o amor passa a ser o principal foco da carta.

É importante termos clareza desses traços espirituais de personalidade dos seguidores de Jesus e nos empenharmos para que se tornem evidentes em nossas vidas. Porém, importante também é nos lembrarmos de nossas limitações humanas e do indispensável reconhecimento da nossa dependência da graça divina, sem a qual nada seremos capazes de produzir.

0 comentários: