segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Incompassiva disputa - 1 João 3:17

“Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (1 João‬ ‭3:17‬)

Há relação entre amor de Deus, irmão necessitado, recursos materiais e compaixão?  A resposta está obvia nas palavras de João, que coloca dúvida na presença do amor de Deus no coração de quem se fecha, incompassivo, diante da necessidade do irmão.

Alguns disputarão: "...isto vos mandamos, que, se alguém não quer trabalhar, não coma." (2 Tess. 3:10). Outro gritará: "os pobre, sempre os tendes convosco" (Mc 14:7). Outro se contraporá: "Aquele que roubava, não roube mais. Antes trabalhe, fazendo com as suas próprias mãos alguma coisa de bom, para que assim tenha com que ajudar aos pobres." (Ef. 4:28). Ou ainda: “Somente pediram que nos lembrássemos dos pobres, o que me esforcei por fazer.” (Gálatas‬ ‭2:10‬). Nessa disputa, o necessitado padecerá por falta de compaixão.

Quando, porém, o amor de Deus se faz presente no coração, o jogo imaturo, egoísta, politizado, de textos bíblicos, como fundamentação, se desfaz. Se estou a caminho e vejo alguém espancado e saqueado, não pergunto se devo ou não ajudá-lo. Simplesmente, movido pela compaixão que a presença do amor de Deus produz, amo, penso e ajo. Simples assim.

0 comentários: