quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O amor como garantia da verdade - I João 3:19

“Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele” (1 João‬ ‭3:19‬)

Vivemos a era das polarizações. Com o advento das redes sociais e a extraordinária ampliação das possibilidades de expressão de pensamentos e sentimentos,  aquilo que era privilégio de meia dúzia de mortais - veicular opiniões - tornou-se possibilidade real de uma esmagadora maioria. Hoje podemos expressar em tempo real o que pensamos, mesmo que, muita vez, sem pensar, atraindo iguais e retraindo, até com violência, desiguais.

Cada um e seu gueto, sua tribo, com sua indubitável e, portanto, inquestionável verdade, atropela o outro como um rolo compressor. Não há uso inteligente do cérebro, nem humildade mínima para reconhecer a máxima: "cada ponto de vista é a vista de um ponto" e, assim, admitir, ainda que por segundos, a possibilidade do seu "ponto de vista" impossibilitar que a pretensa verdade seja tão verdadeira como parece.

Podemos, porém, mudar totalmente esse quadro, levando a sério o ensino joanino: amar é a única atitude que nos garante pertecermos a verdade. Cultivando esse paradigma, a profunda convicção de estarmos com a verdade se manifestaria amorosamente com a mesma força, garantindo corações e relacionamento melhores com Deus e com os que nos cercam.

0 comentários: