quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Ser amado e amar - I João 3:16

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” (1 João‬ ‭3:16‬)

Não sei se Robert Estienne, erudito francês que dividiu em versículos os capítulos do Novo Testamento, em meados do século XVI, tinha consciência da relação temática entre João 3:16 e I João 3:16. É que a relação é muitíssimo interessante porque os dois textos se complementam quanto às dimensões vertical e horizontal do amor manifesto em Cristo Jesus.

Interessante também é nosso comportamento diante dos dois textos. O primeiro - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer nâo pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo. 3:16) - sabemos de cor (to know by heart) . Já o segundo - I João 3:16 - raramente encontramos alguém que o recite.

No primeiro, somos beneficiados pelo amor de Deus que deu seu filho em nosso favor. O segundo, entretanto, nos desafia a dar nossa vida "por nossos irmãos". Memorizar um texto que fala do amor de Deus por nós parece motivar-nos mais do que um que nos desafia a amar de maneira prática. Porém, o desafio está posto.



0 comentários: