sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Nosso coração versus Deus - I João 3:20

“quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.” (1 João‬ ‭3:20‬)

"Coração", na cultura bíblica, é expressão que indica a sede, o motor, o centro decisório de nossas boas ou más escolhas. Por isso um rei escreveu: "sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv. 4:23).  

O coração é misterioso. Ele "tem razões que a própria razão desconhece". Ele tem lógica própria. É capaz, por isso, inclusive de nos enganar, como declarou o profeta: "enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" (Jer. 17:9). Assim, ainda que devamos estar atento à sua voz, em vez de aceitá-la ou rejeitá-la de maneira irrefletida e absoluta, o melhor é avaliá-la com cautela antes de seguí-la.

Quando nosso coração nos condenar, uma vez avaliada e confirmada a justeza do motivo, a ansiedade e o desespero decorrentes não devem tirar nossa tranquilidade. Melhor é confiar em Deus e a ele recorrer, pois ele conhece o que fizemos, o porquê de tê-lo feito e as estruturas internas e externas que nos moveram. Ele está sempre pronto a nos perdoar e nos dar novas oportunidades de recomeço, em vez de simplesmente nos condenar, como o nosso próprio coração faria.

0 comentários: