sábado, 20 de janeiro de 2018

Entre o Jordão e o Calvário - I João 5:6

“Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.” (1 João‬ ‭5:6‬).

Partindo da hipótese mais comum, que seria a que relaciona àgua e sangue - expressões reconhecidas como obscuras por parte significativa de estudiosos - ao batismo e crucificação de  Jesus, isso nos remete as duas experiências que apontam dois momentos opostos da vida de Jesus e de nossa vida.

No batismo, Jesus é declarado como "este é meu filho amado, no qual me comprazo". Na cruz, seu sangue sendo derramado no madeiro em meio a dores, ele declara: " meu Deus, meu Deus, porque me desamparaste?". No primeiro, o sentimento de acolhimento; no segundo, rejeição.

Todo discípulo de Jesus precisa ter consciência de que, se no batismo o momento é festivo, de recepção e abraços, na caminhada, a vida comprometida com os ensinos e exemplos de Jesus inclui sofrimento e, muita vez, rejeição. Não os sofrimentos inerentes à vida de todo ser humano neste planeta, mas os decorrentes do compromisso com princípios e valores espirituais que contrariam interesses incompatíveis com os que caracterizam o Reino de Deus.

2 comentários:

Adriano Pereira 20 de janeiro de 2018 às 09:10  

Gostei dessa maneira de dizer sobre água e sangue.
Gostei da mensagem!
Gostei do entendimento!
Obrigado!
Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, São Paulo, Brasil.

Anônimo 12 de fevereiro de 2018 às 19:36  

Muito bom o artigo. Graças a Deus por esse canal que nos tem abençoado com seus estudos! Ricardo, Recife-PE