terça-feira, 3 de outubro de 2017

Anticristos saem e ficam - I João 2:19

“Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.” (1 João‬ ‭2:19‬)

Não pode sair do nosso meio quem em nosso meio não esteve. Estiveram entre os primeiros discípulos, estão entre nós e estarão entre os que depois de nós vierem. Não nos iludamos pensando que anticristos fizeram parte somente das igrejas primitivas. Eles também, repito, estão entre nós e, talvez, nem sairão.

E mais: sair do nosso meio não é indicação de que se é um anticristo. Pelo contrário, embora sair não seja recomendável, há quem saia justamente porque pessoas com traços de anticristo não só permanecem, mas também ocupam funções e cargos na igreja, exercendo influência doentia sobre a comunidade.

Porém, querer identificar quem poderia ser anticristo entre nós, na igreja, não é uma escolha saudável. Melhor é conhecermos o caráter do Cristo, do ungido de Nazaré, e, movidos pela graça, sob a ação do Espírito Santo, nos empenharmos em nos identificar com ele e amorosamente ajudarmos os demais da igreja a fazerem o mesmo.

0 comentários: