quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Protegendo-se do pecado - I João 5:18

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.” (1 João‬ ‭5:18‬)

Há quem ensine que "não está no pecado" significa que um discípulo de Jesus não seja passível de pecar. Esse pensamento é utilizado por marqueteiros da fé, responsáveis pela manutenção de imagem "positiva" da instituição religiosa, ou por pregadores que sobrevivem de "alimentar culpa" para "vender graça". Eles transformam igrejas em comunidades de hipócritas ou, pior, de neuróticos.

Há um aspecto técnico da tradução desse versículo que deve ser pesquisado pelos interessados. A frase "aquele que nasceu de Deus o protege" que, a meu ver, induz ao pensamento de que alguém de fora - no caso Jesus - protegeria o discípulo do pecado, também pode ser traduzida como "aquele que nasceu de Deus a si mesmo se protege".

Essa segunda opção parece-me teológica e factualmente mais razoável, uma vez que traz para o indivíduo a responsabilidade de proteger-se do pecado, ié, daquilo que é nocivo a si, ao semelhante e ao meio ambiente onde a vida se desenvolve. Sua experiência com Jesus, conhecimento de sua vida e ensinos e confiança na graça divina geram renovação de mentalidade e de motivação para não se deixar vencer pelo "maligno", bem no espírito do ensino de Tiago: "sujeitai-vos, pois, Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós".

0 comentários: