sábado, 3 de outubro de 2009

O país que quero deixar para meus filhos

Talvez você me ache um profundo ingênuo
pelo fato de acreditar que um dia possamos
viver num país mais justo e solidário.

Se eu citar sociedades que conseguiram construir
relacionamentos marcados por maior liberdade e segurança
e índices menores de violência e corrupção
você apresentará uma série de argumentos para justificar
o porque delas conseguirem e nós não,
tentando matar a faisca de esperança
que ainda brilha em meu coração.

Insisto, entretanto, com a minha teimosia,
em afirmar que não podemos perder a esperança
e muito menos deixar de lutar.

Provavelmente os que são da minha geração
não tenham o privilégio de ver.

Porém, quem sabe,
se lutarmos com toda a nossa força
com toda a nossa inteligência
 contando com o mais importante
que é a confiança naquele que nos criou
e com a força daquele que nos convence
dos nosso desvios
e nos ajuda a a seguir pelo caminho certo,
pelo menos deixaremos algo melhor para os nossos filhos.

Se cada um tentar fazer algo
usando as ferramentas que tem em mãos
os conhecimentos que construiu
as energias que acumulou
influenciando os que estão em seu raio de ação,
manteremos viva a chama da esperança
que deve nortear nossa caminhada.

Quando ouço canções como a "Lindo País"
não as relaciono a um país futuro, extraterrestre.
Para mim, elas retratam anseios do coração
de pessoas que acreditam que uma vida melhor é possível.

Por favor, não pense que estou aqui discutindo teologia
e desacreditando a esperança cristã numa vida além túmulo.
Não, não estou discutindo isso.
Estou tentando dizer que letras como estas
são anseios de cada coração.

Todos desejamos uma vida melhor.
Todos sonhamos com um mundo de paz, justiça, solidariedade.
Se este país existe em nossos almas
é para que nos inspiremos nele
e trabalhemos no sentido de realizá-lo.

Quero convidar você a ouvir esta canção
pensando no país que você pode ajudar a construir
para nosso filhos, netos, bisnetos.
Outros já conseguiram.
Então, nós também podemos.

Podemos pensar nisso não somente para o Brasil.
Podemos pensar para todos os povos.
Por que não?

Vamos nos unir.
Vamos lutar contra a corrupção
Contra o consumismo insustentável
Contra o materialismo ilusório
Vamos fazer diferente
Vamos fazer diferença
Vamos acreditar e lutar

Comece ouvindo a letra desta música com outros ouvidos.
Tenha coragem de mudar o paradigma que instalaram em nossas mentes.
Pense na letra, repito, como anseios da alma
que podem ser realizados aqui e agora
como em muitos outros lugares já é realidade.

Esperança. sim, não perca a esperança.
Fé, sim, não perca a fé.
Amor, sim, não desista de amar.
Lute, sim, não deixe de lutar.
Não estamos sozinhos.
Deus criou o mundo bonito e assim deseja que ele seja.
Então, não estamos sós.
Temos ao nosso lado o idealizador de tudo isso.
Vamos em frente.
Vamos juntos!


0 comentários: