sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Recompondo a liderança da Igreja Batista da Graça

Mais uma vez estamos diante da oportunidade de escolher os membros – mulheres e homens - que ocuparão as funções da diretoria (vices-presidentes, tesoureiros e secretários) e as vagas nos conselhos (fiscal, diretor e de áreas ministeriais) da IBG. É um momento importante, pois se a igreja é a cara de seus líderes, cada vez que definimos quem liderará, definimos o perfil do rosto da igreja que desejamos.


Claro que não nos referimos a aspectos como origem, raça, condições financeiras, poder político ou prestígio social. Tais critérios seletivos confirmariam nossa pobreza cultural e espiritual. Falamos, por exemplo, do entendimento que temos de Deus e da forma como nos posicionamos frente aos valores do seu Reino; da maneira como tratamos o semelhante ou do modo como entendemos e encaramos a vida em igreja e sociedade.


Somos uma igreja composta, predominantemente, por pessoas adultas e com escolaridade média e superior. Portanto, temos esse motivo a mais para afirmar que ninguém entre nós é ingênuo para alimentar o mito de que em nossas entranhas não existam divergências de concepções, estilos, intenções ou propósitos. A questão é como lidamos com isso.


A manutenção da pluralidade é saudável, mas pode ser geradora de conflitos não criativos se o sentimento reinante não for de humildade, lealdade e respeito. Se o sentimento reinante não for o mesmo encontrado no Cristo, as portas do inferno, escancaradas diante de nós, mesmo que não prevaleçam, provocarão sérios incêndios e dolorosas queimaduras.


Portanto, diante da recomposição da liderança:


Avalie seriamente seus candidatos;


Reflita sobre a percepção que você tem da espiritualidade e compromissos que ele demonstra e das idéias que defende;


Informe-se com quem já trabalhou com ele, sobre a maneira dele relacionar-se com seus colaboradores, especialmente os subordinados;


Compare as exigências da função com as competências que ele demonstra;


Sobretudo, ore pedindo a Deus sabedoria, diante da importância da escolha.


PS.: Neste domingo 04.10, estaremos entregando as últimas fichas e, até o culto da noite, as receberemos preenchidas. Caso ainda não tenha recebido, acesse as instruções em nossa página.

0 comentários: