segunda-feira, 16 de maio de 2016

As atitudes e o sucesso na vida



“Professores das primeiras séries nos dizem que precisam que as crianças cheguem a eles prontas para se sentar, se concentrar, lidar com as próprias emoções, ouvir orientações, colaborar e fazer amizades”, explicou Truglio. “Só então eles podem ensinar letras e números”  (Daniel Goleman, em “Foco, a atenção e seu papel fundamental para o sucesso”)


A falta de educação é, sem dúvida, o principal problema de nossa sociedade. Não digo a falta de educação que se revela em maus feitos, em “malcriações”, mas aquela que dificulta a construção de caminhos desejáveis para nós mesmos e à coletividade.



A falta de investimento no desenvolvimento de atitudes saudáveis em nossos filhos revela nossa ignorância. Investimos dinheiro oferecendo-lhes cursos diversos que, acreditamos, possibilitaria a eles se tornarem competitivos no mercado de trabalho e a terem seus seu sustento econômico-financeiro garantido, sem perceber que são as atitudes que eles aprendem a desenvolver em casa que os ajudarão a serem bem sucedidos naquilo que se propuserem a fazer na vida.



Goleman, acima citado, exemplifica sua tese mencionando o “teste do marshmallow” realizado pelo psicólogo Walter Mischel, na Universidade de Stanford. Nele, crianças de quatro anos foram colocadas numa sala, diante de guloseimas e receberam a seguinte informação: “você pode comer o seu doce agora, se quiser. Mas se não comer até eu voltar depois de resolver um problema, você poderá escolher dois doces”.

Tais crianças nada tinham a fazer na sala, senão olhar às tentadoras guloseimas. Cerca de 1/3 delas teriam pego imediatamente, 1/3 teriam esperado por intermináveis 15 minutos e as demais ficado entre um tempo e outro. Tais estudos prosseguiram e identificou-se que, na idade adulta, os mais bem-sucedidos eram os que manifestaram maior autocontrole.

Esse é um exemplo da importância do desenvolvimento de boas atitudes na vida de nossas crianças que podem ser cultivadas pelos pais em casa, através de atividades simples, mas essenciais.

Nesse “Dia das mães”, circulou nas redes sociais um vídeo em homenagem às mães que vale a pena ser visto  (https://www.facebook.com/4LifeResearchBrasil/videos/979360358785209/?pnref=story ). Nele, uma senhora está à procura de emprego e seu currículo é questionado em relação a um período em que ela dedicou-se a cuidar dos filhos. Depois de passar por experiências malsucedidas em seu objetivo, ela decidiu incluir no currículo as competências que desenvolveu no período que ficou em casa: 1) capacidade de assumir riscos; 2) capacidade de esforço e sacrifício; 3) comunicação e oratória; 4) gerenciamento de recursos; 5) capacidade de motivação; 6) organização e planejamento; 7) perseverança e constância e 8) trabalho em equipe e liderança. Tudo devidamente ilustrado no vídeo.

Por essas e outras, valorizemos mais o tempo em família. Nenhum investimento financeiro feito nos filhos será capaz de superar o tempo investido com eles em atividades que aparentemente nada significam, mas que, na verdade, são determinantes no desenvolvimento de atitudes essenciais ao sucesso na vida.

0 comentários: