domingo, 10 de junho de 2012

Deixe um Legado de Bênçãos para seus Filhos - 10.06.12 - 49/100 dias de oração pelo Brasil

Uma das frases bonitas que li nesse sábado foi escrita por um irmão em Cristo, Serafim Ferraz, ex-aluno do STBNB, angolano e residente na Flórida. Depois de explicar uma foto do filho dizendo: "Felipe recebendo 7 premios e certificados da escola no seu último ano da elementary school. Além disso o único aluno a receber a nota maxima, 5 em todas as provas do FCAT", ele conclui: "Very proud of my son" (Muito orgulhoso do meu filho).

Pais que não se alegram com o sucesso dos filhos são excessão, geralmente, fruto de enfermidade. Pais saudáveis desejam que seus filhos sejam bem sucedidos na vida e se alegram, se orgulham, quando vêem evidências disso.

O caso citado é um retrato de um dos desejos mais saudáveis dos pais: deixar um legado educacional. É um grande equivoco pais priorizarem uma herança material. Não que seja errado. Pelo contrário. Pais que conseguem deixar algum patrimônio para seus filhos podem com isso demonstrar  capacidade de planejar, organizar, ser disciplinado e trabalhador, ter visão de futuro, porém, se não incluirem a educação como principal legado, estão cometendo um grande equívoco, pois a educação proporciona aos filhos as ferramentas necessárias para levarem adiante suas próprias vidas, de maneira autônoma, mesmo em situações de adversidade.

Além disso, geralmente, quando a prioridade 1 é deixar herança financeiro-patrimonial, a educação é incompleta. Não me refiro à educação escolar. Pais com dinheiro podem matricular seus filhos nas melhores escolas e dar a eles as condições materiais para se sairem bem nos estudos. Entretanto, a ausência de investimento na dimensão espiritual da educação, aquela que se vive no lar, fruto de uma relação comprometida com o reino de Deus manifesto em Jesus, pode levar filhos diplomados a viverem um vasio existencial, a não encontrarem um sentido que justifique suas escolhas e lutas, quando não, até a usarem o conhecimento escolar em favor de um estilo de vida danoso para si e para os que com eles convivem.

Pais não têm poder para decidir as escolhas que, depois de determinada idade, os filhos fazem, mas é fundamental que tenham consciência de que, na idade em que eles estavam sob seus cuidados, fizeram o melhor para que aprendessem, por exemplo, a não desprezarem a dimensão espiritual de suas vidas. Se isso não ocorreu, o melhor é reconhecerem em que falharam, corrigirem o daqui pra frente e descansarem na graça divina, pois, alimentar sentimento de culpa, além de não alterar o que passou, adoece.

O legado de bênção, portanto, que podemos deixar para nossos filhos
é o de possibilitar uma educação escolar que lhes permita serem autônomos, portanto responsáveis, na maneira de conduzirem suas vidas, mas também, e sobretudo, o de uma educação construída no exemplo que damos de amor a Deus, de respeito ao semelhante e de trabalho honesto.

Quando penso nas condições materiais de meus pais e comparo com a situação de seus 8 filhos hoje (6 mulheres e 2 homens), ratifico que estavam certos quando diziam: "não podemos deixar herança material. Tudo o que podemos lhes dar é a educação". Deram a  educação essencial: exemplo de amor a Deus, ao próximo e de trabalho honesto para se manterem. A acadêmica e profissional, construimos com empenho.


Nas vezes em que comparo o que sei hoje da vida com o que fiz para nossos filhos, quando ainda estavam em casa, geralmente experimento um sentimento de déficit. É a sensação de que podería ter feito diferente, para melhor, em diversas ocasiões e áreas. Porém, ao vê-los tocando suas vidas (a filha está na reta final de jornalismo na Florida Atlantic University, nos Estados Unidos, e o filho acabou de ser aceito pelo Royal Academy of Music, em Aalborg, na Dinamarca), conquistando com empenho próprio seus espaços, agradeço profundamente a Deus. Se não acertamos como gostaríamos, também não erramos tanto que suas vidas fossem prejudicadas.


Neste dia em que nos dedicamos a orar pelo legado que deixamos para nossos filhos, que Deus nos cure naquilo que reconhecemos ter errado e nos ajude a cooperar naquilo que estiver ao nosso alcance, para que suas vidas tenham como base o reconhecimento do amor de Deus e o compromisso de amor ao próximo como a si mesmos.


Abraços do seu pastor,

0 comentários: