sexta-feira, 16 de junho de 2017

Harmonia - Filipenses 4:2

“O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.” (Filipenses‬ ‭4:2‬)

Harmonia é o que todos desejamos. Ela estimula a produção de serotonina, causando sensação de prazer, de bem estar. Embora desejada, seja em nossa vida interior, nos relacionamentos interpessoais e na convivência sócio-ecológica, experimentá-la é um desafio constante, simplesmente porque a vida é, por sua constituição, potencialmente dissonante.

Conflitos são inerentes a todos os relacionamentos. A quantidade e qualidade de variáveis que envolvem as relações humanas são tantas - sentimentos, pensamentos, cheiros, sons, espaços, tempos, temperaturas, climas, interesses, valores, palavras, gostos, dores, etc. - que não seria exagero afirmar que a harmonia é um milagre. Conflitos, porém, geram stress, estimulam a produção do cortisol, da adrenalina e da noradrenalina que, exagerados, adoecem o corpo.

Conflitos na igreja não é privilégio só da sua igreja. Ele sempre esteve presente em todas, de todas as épocas e lugares. A solução apresentada por Paulo para minimizar conflitos e maximizar a harmonia é colocar Jesus como eixo comum. Como em uma roda de bicicleta, quanto mais nos afastamos do eixo, mais nos afastamos uns dos outros e vice-versa. Com Jesus os conflitos não desaparecerão, mas deixarão de ser patológicos, doentios.

0 comentários: