Cidadania: origem e valor - Filipenses 3:20
“A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Filipenses 3:20)
Assim como o reinado é de Deus, também dele advém nossa cidadania. É do seu trono, usando aqui uma imagem bíblico-monárquica, que brotam os valores espirituais que devem reger direitos e deveres norteadores de nossas vidas neste planeta.
A afirmação paulina, portanto, não deve ser entendida como um discurso alienante que desconsidera a cidadania no aqui e agora. Suas palavras assim foram proferidas em função de posicionamento oposto a esse dentre os filipenses, isto é, de considerar somente o aqui e agora e desconsiderar o lá e depois, postura essa que gerava atitudes, palavras e ações nocivas no presente.
O aqui e o lá, o agora e o depois, devem estar integrados na construção de nossa cidadania. A negação ou supervalorização de um em detrimento, em prejuizo, do outro desqualifica nossa caminhada comum gerando igrejas e outras sociedades doentias, caracterizadas por desamor, injustiças, desrespeito, corrupção, enfim.
0 comentários:
Postar um comentário