sexta-feira, 23 de junho de 2017

Pensamentos - Filipenses 4:8

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses‬ ‭4:8‬)

O que pensamos, juntamente com o que sentimos, determina como nos comportamos. Daí a importância desse texto que não é, em hipótese alguma, um estímulo à repressão do pensamento. Até porque, a experiência prova: quanto mais o reprimimos ou tentamos negá-lo, mais força ele ganha e nos angustia.

Admitir o pensamento, analisar as possíveis causas dele "não sair de nossa cabeça", certificar-se de seus efeitos no mundo objetivo e administrá-lo com tranquilidade, é a atitude mais adequada. Se você não pode, como teria dito Lutero, impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, pode impedí-lo de fazer ninho. Portanto, administrá-lo,  não reprimí-lo, é papel nosso.

Não compete a terceiros, então, gerenciar, muito menos controlar, nossos pensamentos. Cabe somente a nós avaliar e cuidar do que se passa em nossa mente. O que o texto bíblico nos fornece são critérios norteadores, balizadores, que nos ajudam a decidir quais devem ser alimentados e quais evitados, para o nosso bem e dos que nos cercam.

0 comentários: