sexta-feira, 9 de junho de 2017

Conduta padrão - Filipenses 3:17

“Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que apresentamos a vocês.” (Filipenses‬ ‭3:17‬)

A leitura isolada ou distorcida desse texto poderia levar-nos a pensar em Paulo como um sujeito arrogante que tem a petulância de colocar-se a si mesmo como padrão moral de conduta. O conhecimento, entretanto, daquilo que ele vinha abordando nos revela um caráter diametralmente oposto.

A conduta que ele nos convida a imitá-lo seria : 1) desenvolver atitudes de servo, a exemplo de Jesus; 2) entregar-se, pela fé, à graça divina, em vez de apoiar-se em rituais religiosos; 3) empenhar-se na identificação plena com Jesus, inclusive no sofrimento; 4) ser humilde para admitir que não atingiu seu objetivo espiritual, mas mantém-se decidido a alcançá-lo.

Alegra-me o detalhe de que, na igreja de Filipos, havia mais gente que já vivia esse padrão de conduta. Porém, a leitura ao avesso - afora o que pode ser lido no início da carta -, indica também que nem todos se enquadravam nesse modelo. Como em nossas igrejas isso não é diferente, perguntei-me: com qual dos dois grupos me identifico?

0 comentários: