Interesse pelo outro - Filipenses 4:10
“Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.” (Filipenses 4:10)
Igreja é formada por indivíduos cujos comportamentos não são uniformes, nem para o bem, nem para o mal. Quando uma igreja é identificada como comprometida, por exemplo, com proclamação, causas sociais, não siginifica que todos os membros (ou líderes) são comprometidos. Significa que uma maioria é comprometida (ou uma propaganda enganosa a torna assim conhecida).
O caso da igreja filipense não era diferente. Se assim não fosse, seria desnecessária esta recomendação inicial de Paulo: "Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Filipenses 2:4). Havia em seu seio pessoas desinteressadas pelo outro ou até, noutro extremo, egoístas mesmo.
Mas, parece-nos, o grupo de altruístas predominava. Assim cremos, tanto pelo comportamento relacionado a Epafrodito, quanto a Paulo, mencionados na carta. Isso deve ser cultivado por nós, valorizado e estimulado em nossas igrejas, pois uma das maiores necessidades em nossos dias é de pessoas com espírito público, que pensa no bem comum e não apenas em si.
0 comentários:
Postar um comentário