Paz de Deus - Filipenses 4:7
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7)
A paz de Deus, à luz desta carta, não parece decorrer pura e simplesmente de uma atividade mística - embora a mística seja parte inseparável da fé - mas de uma relacão de obediência mantida com o senhor Jesus, como obediente ele foi à sua missão.
O conhecimento das atitudes mantidas por Jesus em sua missão - amabilidade, alegria, humildade, serviço, etc - e a disposição para desenvolver em si essas mesmas atitudes, são geradores de pessoas em paz consigo mesmas e de relacionamentos caracterizados pela paz, denominada por Paulo como "paz de Deus".
Essa paz é, primeiramente, uma experiência do indivíduo que confia em Jesus - não em preceitos impostos por religião instituiconalizada - e o tem como seu modelo de atitudes. E, depois, uma experiência entre indivíduos, isto é, uma paz comunitária. Finalmente, parece exceder o entendimento por ser baseada na graça, não na tradição vigente.
0 comentários:
Postar um comentário