terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Bíblia: use, mas não abuse!


O texto abaixo circula pela rede.
Sua autoria é atribuida ao Padre Zezinho.
Se é, não sei, mas que merece reflexão, merece!


"Sua Bíblia é um belo e fortíssimo livro. Já transformou a vida de muita gente. Já fez muita gente santa. Já mostrou a milhões Deus e já levou a Deus milhões de fiéis.


Como você provavelmente não sabe aramaico, hebraico, grego ou latim, depende de tradutores.


Se não estudou exegese, depende dos pregadores.


Se o seu pregador for pessoa inteligente, mas fechado e sectário, você vai ler a Bíblia guiada pela cabeça dele. Se ele for pessoa serena, coração e mentes abertos, pessoa de diálogo, culto, sua Bíblia será um livro santo útil para dialogar de irmão para irmão.


Há quem use a Bíblia com respeito, com diálogo, com humildade, como quem aprende e ouve os outros. Há quem a use como se fosse um porrete. Tudo é a seu favor e o que ele puder usar para diminuir ou agredir outras religiões, ele decora e aproveita. Usa-a com maldade no coração, pensando em encher as suas Igrejas.


Você, escolha!

Vai usar as passagens que lhe interessa usar, a favor da sua Igreja e contra a dos outros, ou vai saber pensar e interpretar diferente sem se achar melhor, mais santo e mais eleito que os outros?

Ficou mais humilde ao ler a sua bíblia, ou agora, se acha o certo, o santo, a santa convertida, o máximo dos máximos?


É um excelente livro, mas nem sempre é bem lido e bem usado. Nas mãos de alguns pregadores obcecados e instáveis, parece um porrete.


Que não seja o seu caso!"


Concorda com o Padre?

0 comentários: