Ameaça à cidadania da mulher batista
A mulher já passou por fases “curiosas” em sua história. Foi, por exemplo, impedida de conversar com homem em publico; rejeitada no nascimento pela crença de que filha não abria as portas do paraíso para o pai; obrigada a andar “empacotada” para não ser objeto do desejo masculino; proibida de usar calças compridas; impedida de votar sob a justificativa de que as obrigações domésticas dificultariam o exercício político; recusada em plano de saúde e no mercado de trabalho por causa de possível gravidez e até condenada a ficar calada na igreja.
Isso tudo seria coisa do passado se a história da humanidade fosse linear, mas não é. A história e escrita dia-a-dia e seus atores estão em constante luta para fazerem prevalecer vontades individuais ou de grupos. Isso acontece fora e dentro das igrejas.
("Burquines", variação menos comportada da "burca" para uso na praia")
Dentro das igrejas batistas associadas à Convenção, a mulher lidera organizações em todas as áreas, participa de conselhos e comissões, ensina em classes de seminários ou de EBD e faz palestras sobre temas diversos, por exemplo. Inegável, portanto, é sua contribuição à saúde e desenvolvimento das igrejas nas quais é valorizada.
Essa realidade, entretanto, está sob ameaça e isso não é ficção, senão vejamos:
Até aproximadamente 30 anos atrás, a Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, responsável pelo início da obra batista no Brasil, contava com mulheres ensinando em suas instituições teológicas e não eram discriminadas em qualquer das disciplinas oferecidas. Elas podiam ensinar na EBD, independente de presença masculina entre os alunos, ser educadora ou regente congregacional.
Com a mudança no comando da Convenção do Sul, no início da década de 80, os novos dirigentes articularam para que batistas com pensamento diferente dos deles não fossem eleitos para as “juntas administrativas” e assim conseguiram banir a diversidade e implementar a uniformidade em suas instituições. Alguns missionários que atuavam no Brasil tiveram que deixar o campo por não concordarem com esta política.
Isso foi feito sob o argumento de preservar a fidelidade às Escrituras, porém, uma outra maneira de interpretar a Bíblia foi imposta, mulheres passaram a ser impedidas de ensinar em alguns seminários e igrejas onde houvesse presença masculina e até proibidas de se matricularem em disciplinas - homilética, por exemplo – que, no exercício, as colocariam em suposta posição de autoridade sobre homens.
No Brasil, aliados deste tipo de pensamento se colocam apenas como fiéis defensores da inerrância bíblica, defendendo uma interpretação popular (ou literal, como dizem) dos textos sagrados, desconsiderando a cultura* no qual foram produzidos e posicionam-se contrários à consagração de mulheres ao pastorado, sob alegação chantagista de que isso seria uma porta para a aceitação de homossexuais na igreja.
Silenciam, entretanto, no que se refere à crença – e fato que vai se consumando - de que mulheres “devem aprender caladas na igreja”. Defender isso publicamente, sem primeiro assumir o comando das instituições que formam o pensamento denominacional (seminários e editoras), seria dar tiros nos pés.
Que ocorrências me fazem pensar no título deste texto?
a) cresce o número de pastores batistas envolvidos em conferências promovidas por organização que representa este pensamento no Brasil;
a) cresce o número de pastores batistas envolvidos em conferências promovidas por organização que representa este pensamento no Brasil;
b) está se tornando comum, por parte de pastores batistas, o discurso da volta aos “pais reformadores”, como se o pensamento dos líderes do passado, especialmente os das reformas do século XVI e XVII, fosse homogêneo e celestial e a volta ao que eles criam fosse a vontade de Deus para a salvação do mundo;
c) há proposta sobre a mesa do Conselho da CBB de criar-se diretor único para os seminários nacionais batistas e também que os seminários da CBB firmem convênio com seminário norte-americano adepto desta linha de pensamento, “para o desenvolvimento do programa de pós-graduação lato e stricto sensu”;
e) sob o argumento da agilidade, busca de espiritualidade ou capacitação (buscas com as quais me afino), o cerco em torno da participação popular em nossas assembléias está se fechando e concentrando-se, cada vez mais, o poder decisório em fóruns com presença menor de batistas;
Não creio que tais ocorrências sejam fruto de orquestração como ocorreu na SBC. Mas nada custa alertar aqueles e aquelas que acreditam que todos somos igualmente filhos de Deus (Gal. 3.26-28), no sentido de estarem atentos, a fim de não permitirmos retrocesso na cidadania da mulher batista, através da aceitação de pensamentos doutrinários heréticos em relação à tradição histórica dos batistas.
Se não estivermos atentos, daqui a 50 anos, além do silêncio na igreja, as mulheres voltarão a usar véu, não poderão mais falar com homens em espaços públicos, terão lugar separado, em segundo plano, em nossas “sinagogas” e, quem sabe, aproveitando a moda afegã, serão obrigadas a usar “burca” (pois já há usuárias do véu!), de tão culturalmente “bíblicos” que seremos.
Com mais de 100 anos, estarei no céu, mas nossas netas viverão puríssimas, sob fundamentos “bíblicos” e atencipadamente, no inferno. Quem viver verá!
Cadê o sorriso enigmático de Monalisa?
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(*Leia, por exemplo, "A ordem estabelecida por Deus na criação", escrito pelo pastor batista Wilson Franklim e publicado n'O jornal Batista de 04.01.09)
Diante de texto como esse, resta-nos cantar:
5 comentários:
Graça e Paz, Pastor Edvar! Achei excelente este artigo; quanto a situação das mulheres nas Igrejas Batistas e demias está assim e acredito que em alguns casos bem pior face à opressão imposta pelo neo-farisaísmo. Eu sugiro que escrevas sobre o Negro nas Igrejas Evangelicas; como Afro-descendente digo que o racismo é um problema grave no meio Evangélico; estamos preparados para receber um candomblecista com suas vestimentas ou um(a) Nigeriano(a)cristão (ã) também com seu Yorubá e vestimentas iguais aos candomblecistas?
Babaoluaxê (Ogrigado meu Pai!em Yorubá).
Graça e Paz, caro pastor.
Este tipo de situação muito me entristece como cristã e mulher. Não combina em nada com o Cristo que sentou na beira daquele poço para conversar com uma samaritana. Que pena...
Uma coisa não tem como negar , quando se abre para mulheres pastoras normalmente são as igrejas com teologias liberais e frouxas ou os neo-pentecostais com seus apóstolos g12 e suas esposas pastoras. Normalmente os primeiras são ecumênicos e os outros intolerantes com os tradicionais e ambos pensam que estão fazendo a vontade de Deus.
Os batistas em sua maioria são conservadores e assim devem continuar como os do sul dos EUA .Os contrários sintam-se a vontade para fazer o que bem enten der.
A expressão doença machista, é a que melhor veste a mulher e o homem que percebe na mulher um capacho, que só serve para procriar e ser escrava do lar. É uma mente infeliz. Tenho amigos, pastores e diáconos etc. que exalam esse mau cheiro comportamental. Na hora de se utilizar da mulher tem uma postura, quando se fala de direitos iguais, esperneiam. É uma doença infeliz. Pior do que racismo. Até parece que na ótica deles Jesus não nivelou a todos em condições iguais de atuar no reino e na vida. Cambada.
Jesus recebia a todos, mulher de um povo desprezado, que já estava no quinto marido; Cobrador de impostos; crianças...
Jesus ofereceu-se para alcançar a todos, mas aquele "fogo amigo" tentava impedir.
Primeiro foi "... os seus não o receberam." Agora os que se dizem seus impedem outros de o receberem.
Conheço igreja Batista na qual + de 50% dos frequentadores foi alcançada por uma missionária...
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