quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

SEMPRE É HORA DE AGRADECER. Manifeste seu afeto!

Sempre temos algo para agradecer a alguém. É uma forma de incentivar atitudes, palavras e ações que sejam favoráveis à manutenção ou desenvolvimento de uma boa qualidade de vida. Àqueles que dizem que isso – fazer o bem - não é mais do que obrigação, digo que obrigação de um lado não anula a gratidão do outro, pelo contrário, se complementam. Sentimento de dever é a atitude de quem faz; de gratidão, de quem se beneficia.

Assim, o sentimento de reconhecimento do bem que o outro faz através de manifestações de gratidão é um dos que mais merecem nossa atenção, que mais merecem ser cultivados em qualquer sociedade, em todas as épocas e lugares. Não por acaso o escritor bíblico declara: “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15).

Nesse sentido, gratidão deve ser uma atitude, um modo de ser, um estilo de vida, uma vez que, dos menores ou conscientemente imperceptíveis atos do cotidiano àqueles que se diferenciam pela extraordinariedade, todos merecem um gesto de gratidão.

Como pastor, tenho muito a agradecer à Igreja. Foi um ano em que a ausência de conflitos doentios foi predominante. Digo predominante porque, se concebemos igreja como hospital e nela não for identificada a presença de enfermidade, algo está errado. Igreja é feita de gente e se há gente enferma, isso se manifestará no cotidiano. Refiro-me, portanto, ao fato da soma das enfermidades de cada um de nós não terem se tornado um problema, digamos, social, na vida comunitária.

Caminhamos em paz, administramos os conflitos rotineiros, vimos vidas sendo modificadas pela fé em Jesus, pelo compromisso com o evangelho; vimos dezenas de pessoas sendo batizadas; vimos a igreja investindo em missões, seja através do sustento de missionários plantadores de igrejas, seja através do investimento em responsabilidade social (ultrapassamos os alvos missionários); vimos o cuidado com o ensino bíblico às diversas faixas etárias; vimos a música sendo bem utilizada para inspiração, edificação, consolo e proclamação.

Além disso, vimos a igreja abraçando a requalificação do seu patrimônio, não pelo patrimônio em si, embora isso seja necessário, mas pelas possibilidades que isso abrirá para o desenvolvimento ministerial. A construção de uma nova cozinha-refeitório sintetiza bem o que queremos dizer. Somos profundamente gratos àqueles que foram fiéis na entrega mensal de seus dízimos, àqueles que, indo além, fizeram doações de ofertas avulsas, possibilitando a finalização desta obra.

Não poderia deixar de agradecer de maneira especial ao Eri - Erivaldo da Silva Bouças - que doou seu conhecimento, suas experiências e energias na complexa retirada do palco de concreto da laje do auditório e em toda a reforma da cozinha e construção do refeitório. Nossa gratidão a ele retrata nossa gratidão a arquitetos, engenheiros, membros e agregados em geral que deram algo de si para que as coisas acontecessem nesse ano de 2014. Recebam, pois essas palavras, como manifestação do nosso afeto.

-- 

0 comentários: